Curso de panificação une ressocialização e solidariedade no Centro Penal da Gameleira


Em uma cerimônia marcada por emoção e esperança, 16 reeducandos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira receberam certificados de conclusão do curso de Panificação Artesanal, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) – por meio da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande – e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomércio-MS).

A capacitação, com carga horária de 40 horas, proporcionou aos participantes o aprendizado de técnicas de fermentação natural e produção de diversos tipos de pães, como italiano, focaccia, ciabatta, multigrãos e rosca de laranja. Mais do que qualificação profissional, a formação representa uma oportunidade concreta de recomeço e dignidade.

Educação e trabalho transformando vidas

Durante a solenidade, a diretora regional do SENAC, Jordana Duenha Rodrigues, destacou que o curso simboliza novas possibilidades para os internos. “Esta iniciativa é um espaço de mudança, oportunidade e novo começo. O trabalho é um vetor de dignidade humana, renda e autonomia”, afirmou.

O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, reforçou a importância da união entre instituições para promover a capacitação e a ressocialização. “É essa parceria entre Justiça, Governo e instituições como o Sesc e o Senac que possibilita oferecer novas chances. Hoje temos cerca de 4 mil internos estudando e mais de 6,5 mil trabalhando em todo o estado”, destacou.

Padaria da Liberdade: exemplo de solidariedade e autossustentabilidade

O curso está diretamente vinculado à Padaria da Liberdade, projeto criado em 2021 pelo juiz titular da 2ª Vara de Execução Penal, Albino Coimbra Neto, e que se tornou um dos principais exemplos de trabalho prisional com viés solidário em Mato Grosso do Sul. “Desde sua criação, mais de um milhão de pães já foram produzidos e doados a instituições e famílias em situação de vulnerabilidade”, ressaltou o magistrado. “Se o Estado exerce o direito de prender, também deve oferecer condições para que o apenado reconstrua sua vida com base no trabalho e na disciplina”.

Presente na cerimônia, o secretário-executivo de Justiça da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Rafael Garcia Ribeiro, enfatizou que a qualificação profissional é um passo essencial para a reconstrução da vida após o cárcere. “Queremos que cada um de vocês utilize esse conhecimento para o sustento da família e, principalmente, para não voltar mais para cá”, afirmou.

As autoridades também percorreram a unidade penal para verificar obras de melhorias que estão sendo executadas no local.

Reconhecimento e novos caminhos

O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o diretor-geral da Polícia Penal, Anderson Aparecido da Silva Moreno e o coordenador pedagógico do SENAC Turismo e Gastronomia, Alexandre Luís Carneiro.

Ao final, os formandos e convidados participaram de um lanche especial preparado na própria Padaria da Liberdade, simbolizando o resultado prático do aprendizado e o sabor de um novo começo.

Entrega de equipamentos

Na oportunidade, também foram entregues equipamentos para reforçar a segurança e o desenvolvimento das atividades dos policiais penais lotados no CPAIG, como novos armamentos tipo espingardas calibre 12 com munições de elastômero, coletes balísticos de proteção individual e uma viatura.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.