Aldeia Campestre recebe a 8ª edição do MS em Ação com atendimentos gratuitos


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Secretaria de Estado de Cidadania (SEC), realiza, nos próximos dias 29 e 30 a oitava edição do Programa “MS em Ação: Segurança e Cidadania”, na Aldeia Campestre, no município de Antônio João. O programa visa desenvolver ações que promovam o acesso a serviços essenciais, o bem-estar e a qualidade de vida.

Nesta edição, a programação ocorrerá na Escola Municipal Indígena Mbo’eroy Tupa’i Arandu Reñoi com a posse da Diretoria dos membros do Conselho Comunitário de Segurança da aldeia, às 9h do dia 29, seguida pela abertura oficial e atendimentos, que se estenderão até as 17h. No domingo, dia 30, os serviços serão oferecidos das 8h às 12h.

Nos serviços de documentos, serão oferecidas a emissão da Carteira de Identidade Naciona (CIN), CPF, Certidão de Residência e Declaração de Atividade Rural, e de Título Eleitoral. A emissão de 2ª via da Certidão de Nascimento/ANOREG estará disponível no sábado.

Na área da Saúde, serão realizados serviços de multivacinação, teste rápido de Hepatite B, C, Sífilis e HIV, Exame de Aferição de Pressão Arterial, atendimento odontológico, além de posto médico da PMMS e Carreta da Saúde.

Entre os serviços diversos, haverá o Juizado em Ação nas Comunidades Tradicionais e Ônibus da Justiça Itinerante (TJMS), que fará reconhecimento de união estável, conversão de união estável em casamento, e tratará de outras causas que envolvam quantias de até 40 salários mínimos, como cobranças e indenizações.

No domingo, o Juizado também fará divórcio e pensão alimentícia. A Delegacia de Polícia Itinerante (NIC-PCMS-SEJUSP) fará Registros de BOs e Oitivas. Estarão presentes também Postos de Atendimento da Coordenadoria da Mulher (TJMS), do PROMUSE (PMMS-SEJUSP), da Defensoria Pública Estadual, do INSS, da FUNAI e do CETRAN.

A Defensoria Pública da União no Mato Grosso do Sul prestará orientações jurídicas, e a Funtrab/Casa do Trabalhador fornecerá informações sobre vagas de trabalho, carteira de trabalho, seguro-desemprego e inscrição Jovem Aprendiz.

As instituições de ensino também participarão com ações integradas no sábado. A Uniderp levará equipes multidisciplinares com serviços de saúde, orientação e bem-estar, incluindo Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferecerá ações de Acessibilidade Linguística com intérpretes de Libras, exposição e oficina de impressão 3D (FABLAB SENAI-DEMS), produção e distribuição de repelentes naturais e sabão ecológico (Química), aferição de pressão arterial e glicemia (Enfermagem), atividades lúdicas de Matemática, Roda de Saberes e atividades culturais, oficina de Agroecologia Intercultural com distribuição de sementes e mudas, pesquisa de novos produtos alimentícios com erva-mate (Administração) e educação financeira para mulheres indígenas (Economia).

Haverá ainda exposição e atividades de equipamentos da BOPE/PMMS, do CBMMS e do DOF, exposição de Animais Taxidermizados (BPMA) e Exposição do Helicóptero (CGPA).

Serão oferecidas palestras e cursos nos dois dias, incluindo curso de informática básica (SENAI), palestras e orientações (NIC/DEAM), palestra sobre prevenção à violência contra a mulher (PROMUSE/PMMS), palestra sobre TEA e primeiros socorros (CBMMS) e divulgação das ações do Programa Protege (Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres).



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.