Dourados capacita profissionais da Educação para acolhimento de alunos com diabetes


A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) capacita profissionais da Rede Municipal de Ensino (Reme) para  um maior acolhimento dos alunos que têm diabetes. A iniciativa começou pela Escola Municipal Neil Fioravanti – Caic.

Direcionam a ação a farmacêutica Márcia Regina Soltosky Frantz e a nutricionista Karyne Tafarelo Moreno. A abordagem também inclui familiares dos alunos, no intuito de orientações gerais sobre a doença e procedimentos adequados em casos de descompensação.

O objetivo do programa é priorizar a segurança, bem-estar e permanência da criança na unidade escolar. Trata-se de uma iniciativa inovadora que envolve o ambiente escolar, familiar e também um alinhamento para um trabalho intersetorial entre a Educação e Saúde.

Priscilla Sayuri Akahoshi Domingues, gerente da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, destaca a importância da iniciativa. “É um planejamento conjunto para que a criança possa participar de todas as atividades escolares, desenvolvendo dignidade e autonomia”, cita, destacando ainda a união dos ambientes escolares e familiares neste sentido. “O momento também é de escuta e acolhimento, esclarecendo dúvidas e propondo um trabalho conjunto entre profissionais e família”, finaliza.

Um levantamento será conduzido nas escolas e nos Centros de Educação Infantil Municipal para verificar quais unidades tem registro de alunos com diabete para direcionar as ações do programa. Um mini-curso o será disponibilizado na plataforma da formação continuada da Semed para que os profissionais possam acessar de forma contínua, sempre que tiverem necessidade.

Os temas trabalhados serão: Entendendo o Diabetes em Crianças; Diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2; Sinais de alerta na escola (sede excessiva, idas frequentes ao banheiro, cansaço, sonolência); Uso da insulina e importância da rotina de cuidados e Cuidados no Ambiente Escolar.

Participam também das atividades, além da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, a Rede de Doenças Crônicas e o Núcleo de Educação Especial.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.