Granizo atinge cerca de 2 mil hectares de soja em Mato Grosso do Sul


Cerca de 2 mil hectares de lavouras de soja, localizados nos municípios de Rio Brilhante e Dourados, na região Sul de Mato Grosso do Sul, foram atingidos por chuvas de granizo entre o domingo, 2 e a quarta-feira, 5. De acordo com a apuração visual da equipe técnica da Aprosoja/MS, as áreas afetadas estavam entre os estádios fenológicos V1 e V3, marcados pela presença do primeiro nó e folhas unifoliadas desenvolvidas, e terceiro nó e segunda folha trifoliada desenvolvida, respectivamente.

Os danos foram considerados pontuais. Embora algumas áreas precisem ser replantadas, o potencial produtivo das lavouras não foi comprometido, já que a maior parte das lavouras apresenta boa capacidade de recuperação e o período ainda está dentro da janela ideal de semeadura.

“Plantamos uma cultivar mais ligeira. Nós já fizemos uma aplicação foliar pra ajudar na recuperação. O custo pra fazer o replantio é bem caro, tem o operacional, tem a sementes, então acaba saindo bem caro”, relatou Rafael dos Santos, gerente de uma das fazendas atingidas, em Rio Brilhante.

A Aprosoja/MS segue com o monitoramento das regiões para avaliar os danos do granizo e dimensionar as áreas de replantio.

Expectativa safra 25/26

Conforme o histórico de safras, para o ciclo 25/26 a expectativa é de que a área cultivada seja de 4,79 milhões de hectares, crescimento de 5,9% frente ao ano anterior, com produtividade média de 52,8 sacas por hectare e produção de 15,2 milhões de toneladas.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.