Elias Ishy solicita estudos para remoção e plantio de árvores tóxicas e não recomendadas


O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou indicação, durante sessão da Câmara de Dourados, solicitando à administração municipal a realização de estudos técnicos para a remoção de árvores não recomendadas no perímetro urbano do município, bem como a substituição do plantio arbóreo, em conformidade com as espécies previstas no Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU).

No documento, o parlamentar cita algumas espécies consideradas inadequadas para o plantio em vias públicas e até mesmo proibidas em diversos municípios, em razão de riscos relacionados à toxicidade, além de impactos ambientais e sanitários. Entre elas: Oiti (Licania tomentosa), Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides), Espirradeira (Nerium oleander), Bisnagueira (Spathodea campanulata), Mangueira (Mangifera indica), Jaqueira (Artocarpus heterophyllus), Abacateiro (Persea americana), Coqueiro (Cocos nucifera) e Monguba (Pachira aquatica).

O PDAU, instituído por meio do Decreto Municipal nº 3.045/2020, destaca que o plantio de espécies inadequadas ao espaço disponível traz prejuízos à cidade, como danos em edificações, dificuldades no trânsito de veículos, riscos aos pedestres, além de interferências na rede elétrica.

Considerando as recomendações do PDAU e tomando como referência o recente Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que institui o “Plano de Erradicação e Substituição das Leucenas”, o vereador entende ser necessário avançar na regulamentação específica acerca do plantio e da remoção dessas espécies.

“Recentemente, a prefeitura iniciou a retirada de centenas de árvores condenadas com risco de quedas. É oportuno a inclusão dessas espécies e a realização de estudos técnicos, visando estabelecer critérios que assegurem a proteção da arborização urbana, o manejo adequado e a preservação da segurança da população”, ressaltou o vereador.

O documento foi encaminhado ao prefeito Marçal Filho, com cópias ao diretor interino do IMAM, Fábio Luís da Silva, e ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Luís Roberto Martins de Araújo.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.