ENMCOOP 2025 reúne mais de 1.200 mulheres do agro e reforça poder feminino no cooperativismo


O Encontro Nacional de Mulheres Cooperativistas (ENMCOOP 2025) terminou nesta quarta-feira (3) reunindo mais de 1.200 produtoras rurais, lideranças de cooperativas, executivas e empreendedoras em Itupeva (SP). Em sua sétima edição, o evento consolida-se como um dos maiores movimentos de fortalecimento feminino dentro do cooperativismo brasileiro.

Durante dois dias de programação intensa, o ENMCOOP ofereceu palestras sobre gestão, espiritualidade, saúde mental, autoconhecimento e protagonismo, além de um espaço robusto dedicado a negócios.

Segundo Luciana Martins, CEO do Grupo Conecta, a feira e a rodada de negociações se tornaram ponto estratégico para as participantes.

“Trouxemos compradores, oficinas de posicionamento de mercado, gestão tributária e uma base importante para que essas mulheres ampliem seu alcance”, afirmou.

Liderança feminina cresce, mas ainda enfrenta desafios

A presença feminina no campo também foi tema central. Dados do último Censo Agropecuário do IBGE mostram que as mulheres estão à frente de quase 1 milhão de propriedades rurais, somando cerca de 30 milhões de hectares — menos de 10% da área produtiva do país.

Para Juliana Farah, presidente do Semeadoras do Agro, os números subestimam a realidade.

“Os dados ainda são antigos. A participação das mulheres cresce, mas ainda precisamos de políticas públicas que reconheçam a mulher como proprietária rural. Hoje, mesmo com divisão igualitária, o registro segue no nome do marido”, destacou.

O evento também recebeu participantes internacionais do Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile, ampliando o intercâmbio sobre gestão, tecnologia e autonomia financeira no agro.

Foto: Lyandra Renata/Canal Rural

União e cooperativismo como estratégia de força

Produtora rural em Mato Grosso do Sul e no Paraguai, Ana Maria participou pela primeira vez e destacou a importância da troca entre mulheres.

“Todas enfrentamos desafios. O mais importante é compartilhar como superamos cada dificuldade. Uma apoia e incentiva a outra”, disse.

Para Tirso Meirelles, presidente da Federação da Agricultura de São Paulo (Faesp), o encontro reforça o papel essencial das cooperadas no desenvolvimento do agro.
“A liderança feminina é fundamental. São 25 estados representados aqui, além de países vizinhos, consgrando a importãncia da gestão e da independência financeira”, afirmou.

A Protagonista leva entrevistas, oficinas e lançamento de curso

A plataforma A Protagonista, do Canal Rural, marcou presença com um espaço comandado por Jaqueline Silva, diretora do Canal Rural. No local, mulheres compartilharam histórias de vida e carreira em entrevistas que irão ao ar na programação da emissora.

Além disso, A Protagonista lançou, no evento, uma oficina de educação financeira e anunciou o novo curso de economia financeira em parceria com a Esalq, que será disponibilizado para mulheres de todo o país.

“Nossos pilares para 2025 são sororidade e profissionalização, com foco em inteligência emocional e formação técnica”, afirmou Jaqueline.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.