Para Cris Barros, a moda é uma ação conjunta entre ela e as suas clientes. O trabalho do criador, diz a estilista, é pegar o tecido e fazer com que vire uma roupa, um sapato ou uma bijuteria. Depois, o consumidor dá vida à peça quando a compra e veste, tornando-se assim cocriador da coleção.
É com esta dança de dois em mente que Barros, completando agora 23 anos de sua marca homônima, conta ter desenhado a coleção de outono e inverno 2025, chamada “[Untitled]”, ou sem título. “É um sonho que vou desdobrando para o dia a dia. O que desejo usar no fim de semana, no jantar, no avião”, ela afirma, enquanto mostra à reportagem as araras cheias de novidades no showroom da marca.
Para esta temporada, Barros explorou as texturas, como num vestido vermelho que parece ter sido navalhado, criando franjas e rasgos com o propósito de dar movimento à roupa. Há também uma saia longa com tecido em forma de tela que pode ser usada de maneira mais informal, com uma regata, por exemplo, ou então compor um look de noite, mais sofisticado.
A alfaiataria também vem forte, mas sempre com um detalhe que trai o classicismo, a exemplo de um blazer em que a costura da lapela, aparente, serve para prender uma borda de pêlos. A marca também apostou no couro, sobretudo em peças em cor berinjela ou verde, para criar composições que fujam do preto e do caramelo tradicionais.
Nos acessórios, o destaque é uma bolsa ampla de couro com as ferragens em dourado. “Toda mulher tem o drama da bolsa no dia a dia”, diz a estilista, informando que sua ideia era fazer algo grande mas não tão grande e, claro, sem logotipo à vista, seguindo a estética da grife. Por fim, há peças mais básicas, como calças jeans e camisetas soltas.
Tendo sido recentemente incorporada ao portfólio do Azzas, o maior grupo de moda da América Latina, que reúne 34 marcas —dentre as quais Farm, Hering e Animale— a grife Cris Barros se prepara para lançar nas próximas semanas um aplicativo próprio, voltado para o mercado brasileiro, e um site destinado a vender para as clientes nos Estados Unidos e em países da Europa. Além disso, reinaugura com novo design sua loja no shopping Iguatemi, em São Paulo.
A marca afirma esperar aumentar seu faturamento neste ano em 15% nas vendas em lojas e em 20% no comércio digital. A projeção faz sentido, dada a extensão da nova coleção, que conta com centenas de peças e acessórios, e a ambição da empresa em vestir mulheres de todas as idades, da menina à senhora, no cotidiano ou em celebrações.