EUA e China ampliam guerra comercial e passam a cobrar novas taxas sobre embarcações



Os Estados Unidos e a China iniciaram nesta segunda-feira (14) a cobrança de novas taxas portuárias sobre embarcações ligadas um ao outro, ampliando o conflito comercial entre as duas maiores economias do mundo para o setor marítimo.

As medidas surgem após novas restrições chinesas à exportação de terras raras e ameaças do presidente Donald Trump de elevar tarifas sobre produtos chineses. Apesar da escalada nas tensões, ambos os governos afirmaram que as negociações seguem abertas, em uma tentativa de conter a reação negativa dos mercados.

Taxas e retaliações

O governo chinês informou que as taxas adicionais serão aplicadas a navios de propriedade, operação, construção ou bandeira norte-americana, mas haverá isenção para embarcações construídas na China ou que cheguem vazias para reparos. As cobranças seguirão um ciclo anual e deverão ser recolhidas no primeiro porto de entrada ou nas primeiras cinco viagens do ano.

Em resposta, os Estados Unidos adotaram medidas equivalentes sobre embarcações chinesas, com o objetivo declarado de reduzir a influência de Pequim no setor marítimo e fortalecer a indústria naval americana.

Sanções e impactos

Além das tarifas, Pequim sancionou cinco subsidiárias da empresa sul-coreana Hanwha Ocean, acusando-as de colaborar com uma investigação norte-americana sobre práticas comerciais chinesas. As ações da Hanwha caíram quase 6% após o anúncio.

A China também abriu uma investigação para avaliar os impactos das medidas dos EUA sobre seu setor naval. Especialistas alertam que a escalada pode distorcer o comércio global e aumentar os custos de transporte marítimo, embora empresas do setor afirmem já estar se adaptando ao cenário de tensão prolongada.

Isenções e reações do mercado

Apesar da retaliação, Washington concedeu isenções temporárias a navios chineses que transportam etano e gás liquefeito, válidas até dezembro deste ano. Ainda assim, estima-se que 11% da frota mundial de navios de gás e 15% dos petroleiros serão afetados pelas novas tarifas.

O episódio evidencia o uso crescente do transporte marítimo como instrumento geopolítico, à medida que Estados Unidos e China utilizam políticas comerciais e ambientais como ferramentas de pressão econômica.

Mesmo com o aumento das tensões, as ações da gigante chinesa COSCO subiram mais de 2%, após a empresa anunciar um programa de recompra de ações para proteger investidores e demonstrar confiança no setor.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.