Fenômeno climático leva temporais para três regiões do país



A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) tende a provocar temporais em estados de três regiões brasileiras nesta quinta-feira (4). Confira a previsão:

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Sul

Tempo firme e com predomínio de sol no Rio Grande do Sul, em grande parte de Santa Catarina e no Paraná. Somente no litoral catarinense e paranaense, além do litoral norte gaúcho, pode chover fraco, devido a circulação de umidade do oceano. As temperaturas vão seguir elevadas no interior dos três estados, principalmente no norte e noroeste paranaense, onde o calor é mais intenso.

Sudeste

A formação e o estabelecimento de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o tempo instável em grande parte da região, favorecendo pancadas de chuva moderadas a fortes na metade norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, com risco de temporais. No norte, litoral e leste de São Paulo, além do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e metade sul de Minas, a presença de calor e umidade na atmosfera, além da influência marítima, mantém as instabilidades. Rajadas de vento moderadas a fortes podem ocorrer em toda a faixa costeira.

Centro-Oeste

A formação e o estabelecimento da ZCAS favorecem pancadas de chuva no centro-norte de Goiás, no Distrito Federal e em grande parte de Mato Grosso, com precipitações de moderada a forte intensidade e risco de temporais em algumas áreas. A presença de calor e umidade favorece instabilidades no norte de Mato Grosso do Sul, enquanto no restante do estado o tempo segue mais firme. As temperaturas têm ligeira diminuição em Goiás, devido ao excesso de nebulosidade e à chuva mais frequente, enquanto nas demais áreas da região o calor segue predominando.

Nordeste

A chuva ganha força em parte da Bahia, devido ao estabelecimento da ZCAS, e pode chover forte na metade sul e oeste do estado. Na metade sul do Piauí e do Maranhão, ocorrem pancadas isoladas, mas que podem variar de moderadas a fortes devido à presença de calor e umidade. Nas demais áreas da região, o sol predomina entre poucas nuvens e o calor se faz presente.

Norte

Com o estabelecimento da ZCAS, o tempo segue instável, com pancadas de chuva em grande parte da região e risco de temporais no Amazonas, na metade sul e leste do Pará, além do Tocantins. No Acre, em Rondônia e em Roraima, as pancadas podem ser fortes, e não se descartam temporais isolados. No Amapá e no nordeste do Pará, o tempo fica mais firme, com predomínio de sol. As temperaturas permanecem altas, com sensação de abafamento.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.