Frente fria avança e derruba temperaturas no primeiro dia da primavera



A semana começa com tempo instável na região Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva continuam pelo estado, com risco de temporais pela madrugada e manhã desta segunda-feira (22). Ao longo do dia, a frente fria vai se afastando e a chuva diminui, mantendo-se no litoral. Na retaguarda, uma massa de ar polar avança e provoca queda acentuada nas temperaturas à noite.

Em Santa Catarina e no Paraná, as instabilidades se espalham ao longo do dia, trazendo pancadas de chuva moderadas e risco de ventania. A frente fria avança até o final do dia, e as chuvas se concentram no litoral.

No Sudeste, o avanço da frente deixa o dia em alerta para temporais em São Paulo, que se espalham também pelo Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro, centro-sul e oeste de Minas Gerais e pela Zona da Mata. No litoral norte paulista e no sul fluminense, o risco é maior para chuva forte acompanhada de rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h, com possibilidade de transtornos.

Em São Paulo, as temperaturas começam a cair e a sensação fica mais amena. Já no norte e noroeste de Minas, o calor persiste e a qualidade do ar continua baixa. No Espírito Santo, a circulação marítima mantém maior nebulosidade e chuva fraca isolada em cidades costeiras.
Enquanto no Centro-Oeste, áreas de instabilidade associadas ao avanço da frente fria atingem o Mato Grosso do Sul e o centro-sul de Goiás, enquanto as pancadas continuam no Mato Grosso. Há previsão de chuva também para Brasília (DF) e Cuiabá (MT).

Já no Nordeste, a circulação de ventos vindos do oceano mantém pancadas de chuva ao longo da faixa litorânea do Maranhão, além da faixa leste entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. Em algumas áreas entre o litoral baiano e Pernambuco, há risco de pancadas mais fortes. No interior nordestino, o predomínio é de tempo firme, com muito calor e índices de umidade abaixo do ideal.

E no Norte, o fluxo de umidade mantém áreas de instabilidade sobre o Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, com risco de pancadas de chuva fortes e temporais isolados. Também pode chover em algumas áreas do Amapá e Tocantins.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.