Fim de semana tem alerta para tornados e temporais; Paraná pode ser atingido novamente



Segundo Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, o fim de semana deve ser marcado por novos episódios de tempo severo, com risco de tempestades fortes, microexplosões e até formação de tornados.

Durante participação no Mercado & Cia, Müller explicou que o Paraná volta a entrar na rota dos temporais. Ele destacou que, embora a sexta-feira (14) apresente chuva mais intensa em Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e interior de São Paulo, a tendência é de que o quadro se agrave a partir de sábado (15).

A atuação de um cavado deve provocar tempestades mais violentas no Mato Grosso do Sul e no interior do Paraná, com possibilidade de granizo e rajadas de vento que podem superar 100 km/h. Segundo o meteorologista, esse tipo de sistema também favorece alagamentos pontuais, danos em estruturas e interrupções no fornecimento de energia.

A maior preocupação, no entanto, está concentrada no domingo (16), quando uma nova frente fria começa a avançar pelo Sul do país. Müller afirmou que há condições para a formação de microexplosões e até de tornados, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina até o meio-dia, e no oeste do Paraná durante a tarde e noite. Ele reforçou que o alerta não significa que o fenômeno irá ocorrer em uma cidade específica, mas que toda a região estará sujeita ao risco.

De acordo com o especialista, o sistema deve avançar rapidamente entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira (17), alcançando áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, especialmente a região de Presidente Prudente, e partes do Sudeste. Como muitos temporais podem ocorrer durante a madrugada, há risco adicional por pegar moradores de surpresa.

Apesar do risco de fenômenos severos, Müller destacou que a chuva será importante para áreas agrícolas. A projeção indica mais de 100 milímetros em Mato Grosso, Minas Gerais e Matopiba nos próximos dias, impulsionada pela formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O meteorologista afirmou que o período entre os dias 20 e 29 de novembro pode registrar acumulados entre 150 e 200 milímetros, volumes considerados positivos para as lavouras de soja que aguardam regularização da umidade.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.