Frio aumenta e chuva forte atinge estados; veja a previsão do tempo para hoje



A terça-feira (21) será marcada por forte contraste climático no Brasil. Enquanto o frio ainda predomina nas regiões Sul e Sudeste, o Nordeste e o Norte enfrentam chuvas intensas e temporais localizados. A massa de ar polar que avança pelo país mantém as temperaturas baixas e o amanhecer gelado em várias áreas, inclusive com risco de geada nas serras do Sul e da Mantiqueira.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

No Sul, o tempo segue estável sob influência de uma área de alta pressão. O sol predomina em boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e apenas o litoral paranaense ainda pode registrar chuva isolada. As temperaturas continuam baixas pela manhã, com geada ao amanhecer nas serras gaúcha e catarinense. À tarde, o sol aparece e ameniza o frio, mas ventos fortes, com rajadas acima de 50 km/h, devem atingir o litoral gaúcho e o noroeste do Paraná.

O tempo firme volta a predominar após o afastamento da frente fria no Sudeste. O norte de Minas Gerais ainda pode ter chuva isolada, enquanto a umidade do mar mantém o céu encoberto e a chuva fraca entre Espírito Santo, Rio de Janeiro e litoral paulista. As temperaturas permanecem amenas, com risco de geada na Serra da Mantiqueira. No interior de São Paulo e Minas Gerais, o ar seco volta a ganhar força, e a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30% durante a tarde, o que aumenta o alerta para problemas respiratórios e queimadas.

Em São Paulo, a mínima fica em torno de 10 °C, e a máxima não deve passar dos 22 °C, mantendo o clima frio pela manhã e ameno à tarde.

Enquanto no Centro-Oeste, o calor começa a retornar. No Mato Grosso, norte de Goiás e Distrito Federal, a presença de umidade ainda provoca chuvas e temporais isolados, especialmente no nordeste mato-grossense. Já no Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, o tempo firme predomina, com sol forte e baixa umidade, cenário típico de transição entre massas de ar frio e seco.

Já o Nordeste segue em alerta para temporais, especialmente no litoral da Bahia, onde o excesso de umidade e os ventos marítimos devem provocar chuva forte e acumulados elevados ao longo do dia. Entre Maranhão, Piauí e Ceará, há previsão de rajadas de vento e temporais, enquanto no sertão nordestino as pancadas serão mais irregulares. Já entre Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, as chuvas devem ocorrer de forma isolada e passageira, mas ainda podem causar alagamentos e deslizamentos pontuais em áreas urbanas e de encosta.

E no Norte, a instabilidade continua generalizada. Estados como Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins devem ter chuvas fortes e descargas elétricas. No Acre, a chuva se concentra no norte do estado, enquanto o Amapá terá períodos de sol e pancadas ocasionais. O padrão segue o típico da primavera amazônica, com calor, alta umidade e temporais concentrados entre a tarde e a noite.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.