Frente fria, chuva de 100 mm e muita ventania atingirão o país nesta semana



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou relatório meteorológico com a previsão de chuva e temperaturas entre esta segunda (22) e a próxima (29) para todo o país. Confira:

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Sul

No início dessa semana, a passagem de uma frente fria pela Região Sul favorece a ocorrência de tempestade no centro e norte do Paraná, com previsão de ventos intensos e queda de granizo. Contudo, ao longo da semana, a previsão indica diminuição da chuva em grande parte dos três estados, com possibilidade de precipitações apenas nos litorais catarinense e paranaense. Entretanto, ao longo do fim de semana, a chuva deve voltar a ganhar intensidade no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Sudeste

O avanço de um sistema frontal deve provocar aumento das chuvas no decorrer da semana. Os maiores volumes devem se concentrar entre São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul de Minas Gerais, com acumulados de até 40 mm. De acordo com o Inmet, nessas áreas existe a possibilidade de tempestades, com rajadas de vento e queda de granizo em áreas localizadas, principalmente até quarta-feira (24). Nas demais áreas da Região, tem possibilidade apenas de chuvas localizadas ao longo da semana. Com o avanço da chuva sobre o Sudeste, a umidade do ar deve aumentar em grande parte da Região.

Centro-Oeste

Assim como no Sudeste, o avanço de um sistema frontal deve favorecer a ocorrência de tempestades em parte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, especialmente entre hoje (22) e quarta-feira. O volume previsto deve variar entre 10 mm e 20 mm e não se descartam chuvas fortes, rajadas de vento, raios e queda de granizo em pontos localizados. No entanto, a partir de quinta-feira (25), as condições para ocorrência de chuva devem diminuir em grande parte do Centro-Oeste, apenas com possibilidade de chuvas isoladas. Com o avanço de áreas de instabilidade, a umidade do ar deve aumentar sobre a Região ao longo da semana.

Nordeste

Ao longo da semana, o tempo deve permanecer seco e sem chuva em grande parte do interior do Nordeste, com destaque para a Bahia, Piauí, região central do Ceará e oeste da Paraíba e Rio Grande do Norte. Nessas áreas, a umidade do ar pode ficar abaixo de 25%. Segundo o Inmet, até quarta-feira, áreas de instabilidade devem provocar chuvas isoladas sobre o sul e oeste baiano, sul do Maranhão e Piauí. A partir de quinta, as precipitações devem ganhar força entre o litoral da Bahia e Sergipe.

Norte

A combinação de alta umidade, calor e circulação dos ventos favorece áreas de instabilidade e formação de nuvens carregadas na Região Norte. Os maiores volumes de chuva são esperados entre o Amazonas e Rondônia, onde os acumulados podem ultrapassar os 100 mm, especialmente em áreas do oeste do Amazonas. Já no Tocantins, sul do Pará, Acre e Roraima o volume médio de chuva não deve ultrapassar 20 mm. Entre o norte do Pará e Amapá, a previsão é de tempo seco na maioria das áreas, com possibilidade apenas de chuvas isoladas.

Temperaturas máximas e mínimas

Sul

As temperaturas máximas sofrem declínio devido a incursão de uma frente fria logo no início desta semana, onde as máximas não ultrapassam os 15°C até quarta-feira, seguido de sutil elevação até o sábado (27). As temperaturas mínimas também sofrem declínio, previstas entre 2°C e 8°C, especialmente em áreas serranas dos três estados da região. Por isso, há possibilidade de formação de geada para esta semana, especialmente entre os dias 23 e 25, sendo mais intensa nas regiões serranas.

Sudeste

As temperaturas máximas entram em declínio a partir de terça devido à incursão de uma massa de ar mais frio, e somente o norte de Minas Gerais se mantêm com temperaturas elevadas, em torno dos 30°C. Ao longo da semana as temperaturas máximas não ultrapassam os 18°C, ficando em torno dos 14°C em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo a partir do dia 24. Nas demais áreas do Sudeste, as máximas podem variar de 15°C a 20°C e as mínimas entre 5°C e 16°C.

Centro-Oeste

O Inmet enxerga indicativos de temperaturas máximas acima de 30°C em toda a Região. Os valores mais expressivos são previstos para grande parte de Mato Grosso do Sul e região sul de Mato Grosso, podendo ultrapassar os 40°C ao longo da semana.

Nordeste

As temperaturas permanecem elevadas no interior da região, com máximas que devem superar os 37°C, principalmente em áreas do Maranhão, Piauí e interior da Bahia. No litoral leste da região, as máximas devem variar entre 24°C e 34°C.

Norte

As temperaturas mais elevadas são previstas para os estados do Tocantins, Pará e Amapá, com máximas entre 38°C e 40°C. Conforme o Inmet, nas demais áreas, as temperaturas máximas devem variar entre 26°C e 36°C.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.