Período de carência no uso de medicamentos pode determinar qualidade da carne; entenda



O respeito ao período de carência no uso de medicamentos veterinários é fundamental para a segurança alimentar e a qualidade da carne brasileira.

Em entrevista ao programa Giro do Boi, Antônio Coutinho, gerente técnico e de marketing da Vetoquinol Saúde Animal, alertou que resíduos de medicamentos, como endectocidas e o acaricida Fluazuron, têm dificultado o acesso a mercados asiáticos, europeus e norte-americanos.

Confira:

Recentemente, um frigorífico em Goiás foi notificado e, em seguida, desabilitado pela China devido à alta concentração de Fluazuron na carne.

Situações semelhantes ocorreram em unidades de Minas Gerais e São Paulo, com punições que se estendem por mais de um ano. Coutinho afirmou: “O problema não vai ser só o seu. É um problema do Brasil. Isso gera insegurança para os mercados compradores”, disse Coutinho.

Importância do uso consciente

O profissional destacou que o problema pode ser resolvido com uma atitude dos produtores: o uso consciente e o respeito ao período de carência dos produtos. Ele reforçou a atenção ao Fluazuron, usado no controle do carrapato bovino, e às ivermectinas, que são endectocidas para parasitas internos.

O risco está na falta de informação sobre a data de abate do animal. Coutinho orientou que o produtor que compra gado de reposição deve questionar o vendedor sobre o produto aplicado e a data, para garantir que o tempo adequado seja respeitado antes do abate. “A informação está toda disponível na embalagem e na bula do produto”, afirmou.

Gestão da sanidade animal

Na estação de monta, o controle de ecto e endoparasitas é vital. Coutinho ressaltou a necessidade de aplicar um vermífugo e controlar a mosca do chifre, que causa estresse e pode reduzir a taxa de prenhez nas fêmeas.

O investimento em sanidade é uma questão de gestão que protege o rebanho e assegura a credibilidade da carne brasileira no mercado global.

Com informações de: girodoboi.canalrural.com.br.

Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.