DRACCO atua na Operação Helicóptero 2 da Polícia Civil do Pernambuco


A Polícia Civil Pernambuco em parceria com a Diretoria de Operações Integradas e Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública dentro do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, desencadeou na nesta quinta-feira (27), a 77ª Operação de Repressão Qualificada do ano denominada “Efeito Helicóptero 2”, comandada pelo delegado José Custódio, Titular da Delegacia de Polícia da 2ª Circunscrição – Boa Vista, unidade integrante da 1ª Delegacia Secional – 1ª DESEC.

A investigação foi iniciada em outubro de 2022, com o objetivo de identificar e
desarticular organização criminosa voltada atuante nos crimes de tráfico de drogas, financiamento do tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com atuação em todo o Brasil. Em outubro de 2023, foi deflagrada a primeira fase.

Hoje, estão sendo cumpridos 29 mandados de prisão, 25 de busca e apreensão domiciliar e ordens judiciais de sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros, expedidos pelo Juízo da Quinta Vara Criminal de Recife. Na execução estão sendo empregados 100 Policiais Civis de Pernambuco, entre
delegados, agentes e escrivães, além de Policiais Civis de outros Estados.

As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL e pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, contando ainda com o apoio operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais – CORE/PCPE, da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização e das Polícias Civil de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Minas gerais e Rondônia.

Em Mato Grosso do Sul, a operação foi coordenada pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado – DRACCO contando com apoio da Delegacia de Mundo Novo, sendo cumpridos um mandado de prisão temporária e busca e apreensão no âmbito do presídio federal de Campo Grande, dois mandados de prisão e dois de busca e apreensão em Corumbá e ainda um mandado de prisão temporária e busca e apreensão na cidade de Mundo Novo.

A Operação Efeito Helicóptero 2 representa mais um duro golpe contra o crime organizado e reforça a importância da integração entre inteligência policial e repressão patrimonial no combate às organizações criminosas no Brasil.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.