A Polícia Civil Pernambuco em parceria com a Diretoria de Operações Integradas e Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública dentro do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, desencadeou na nesta quinta-feira (27), a 77ª Operação de Repressão Qualificada do ano denominada “Efeito Helicóptero 2”, comandada pelo delegado José Custódio, Titular da Delegacia de Polícia da 2ª Circunscrição – Boa Vista, unidade integrante da 1ª Delegacia Secional – 1ª DESEC.
A investigação foi iniciada em outubro de 2022, com o objetivo de identificar e
desarticular organização criminosa voltada atuante nos crimes de tráfico de drogas, financiamento do tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com atuação em todo o Brasil. Em outubro de 2023, foi deflagrada a primeira fase.
Hoje, estão sendo cumpridos 29 mandados de prisão, 25 de busca e apreensão domiciliar e ordens judiciais de sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros, expedidos pelo Juízo da Quinta Vara Criminal de Recife. Na execução estão sendo empregados 100 Policiais Civis de Pernambuco, entre
delegados, agentes e escrivães, além de Policiais Civis de outros Estados.
As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL e pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, contando ainda com o apoio operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais – CORE/PCPE, da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização e das Polícias Civil de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Minas gerais e Rondônia.
Em Mato Grosso do Sul, a operação foi coordenada pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado – DRACCO contando com apoio da Delegacia de Mundo Novo, sendo cumpridos um mandado de prisão temporária e busca e apreensão no âmbito do presídio federal de Campo Grande, dois mandados de prisão e dois de busca e apreensão em Corumbá e ainda um mandado de prisão temporária e busca e apreensão na cidade de Mundo Novo.
A Operação Efeito Helicóptero 2 representa mais um duro golpe contra o crime organizado e reforça a importância da integração entre inteligência policial e repressão patrimonial no combate às organizações criminosas no Brasil.



