
O ex-prefeito de Ponta Porã e ex-secretário estadual de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul, Hélio Peluffo, confirmou para este sábado (4), em Campo Grande sua filiação ao Partido Progressistas (PP), presidido no estado pela senadora Tereza Cristina. Com a mudança, Peluffo encerra um ciclo de 22 anos no PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), ao qual era filiado desde 3 de outubro de 2003.
A movimentação política segue os passos do governador Eduardo Riedel, que em agosto também trocou o PSDB pelo PP. A filiação do chefe do Executivo estadual foi oficializada em Brasília, reforçando a reorganização do cenário político sul-mato-grossense sob a liderança dos Progressistas.
Peluffo, que comandou a Prefeitura de Ponta Porã por dois mandatos e deixou o cargo em 2023 para assumir a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), foi exonerado da pasta em 28 de agosto de 2024. Em seu lugar, assumiu o ex-superintendente do DNIT-MS, Guilherme Alcântara de Carvalho.
Após a saída da Seilog, Hélio foi realocado no governo estadual e chegou a coordenar a Comissão Permanente de Infraestrutura e Logística do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), cargo que deixou em outubro do mesmo ano.
Agora, com nova filiação partidária, Peluffo articula sua pré-candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pelo PP, alinhado à base do governo estadual e ao projeto político de Tereza Cristina.




