A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul flagrou, nesta segunda-feira (29), um caso de pesca irregular dentro de uma Unidade de Conservação no município de Brasilândia. A ação resultou na apreensão de um petrecho proibido, na devolução dos peixes à natureza e na aplicação de uma multa que totaliza R$ 2.900,00.
O flagrante ocorreu durante patrulhamento da guarnição nas proximidades da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cisalpina. Os policiais abordaram um indivíduo que estava praticando a pesca com uma tarrafa, um petrecho de uso restrito e sem a devida autorização legal para a atividade pesqueira no local.
Ao abordar o pescador, os militares constataram que ele já havia capturado 21 peixes da espécie Cambota e 4 exemplares de Tuvira. Felizmente, todos os animais estavam vivos e foram imediatamente devolvidos ao lago, garantindo a sobrevivência das espécies e a preservação do ambiente natural.
O petrecho irregular (tarrafa) foi apreendido. O autor do ato foi autuado e multado com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) e no Decreto Federal nº 6.514/2008.
A PMA reforça que o combate à pesca predatória e ao uso de petrechos proibidos é um compromisso constante da corporação nos rios do Mato Grosso do Sul, visando a proteção dos recursos pesqueiros da região.




