Semana terá tempo firme no Sul e chuva no Norte e Centro-Oeste



A semana começa com tempo firme no Sul e parte do Sudeste, mas as instabilidades ganham força no Norte e em áreas do Centro-Oeste, segundo o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Apesar da chegada de uma nova frente fria, as chuvas no Sul devem ser passageiras e pouco volumosas, enquanto em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre há risco de temporais.

Confira a previsão completa por região:

Região Sul

O tempo segue estável, com predomínio de sol e variação de nuvens. As temperaturas ficam mais amenas no litoral e leste, e mais elevadas no oeste, especialmente no norte e noroeste do Paraná.

Uma frente fria deve provocar chuvas rápidas e pouco volumosas entre terça (11) e quinta-feira (13). A semana será marcada pela amplitude térmica — mínimas abaixo de 10°C e máximas próximas dos 28°C.

Os volumes de chuva devem se concentrar em Santa Catarina e no Paraná, com acumulados de 20 a 30 milímetros, sem prejuízos ao trabalho no campo. No Rio Grande do Sul, as precipitações ficam restritas ao norte e sudeste, com cerca de 20 milímetros, predominando o tempo seco nas demais áreas.

Região Sudeste

O tempo firme predomina em São Paulo, favorecendo o avanço dos trabalhos em campo.
No Triângulo Mineiro, Zona da Mata, leste de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, há chance de chuvas fracas e localizadas. Já nas áreas do norte, oeste e noroeste, a previsão é de chuvas moderadas a fortes, com risco de temporais.

As temperaturas voltam a subir e ultrapassam os 30°C nas áreas produtoras. Entre quarta (12) e quinta-feira, o oeste paulista e o Triângulo Mineiro podem registrar 30 a 40 milímetros de chuva, o que ajuda a manter a umidade do solo. Produtores devem ficar atentos à possibilidade de rajadas de vento e granizo.

Região Centro-Oeste

As instabilidades se mantêm em boa parte de Goiás e Mato Grosso, com pancadas de chuva de intensidade variada. O oeste de Mato Grosso deve concentrar as chuvas mais fortes, com risco de temporais, enquanto Mato Grosso do Sul e o sudoeste mato-grossense terão tempo mais firme.

Os acumulados da semana chegam a 100 milímetros no centro-oeste dos dois estados. No centro-leste, os volumes variam de 20 a 30 milímetros, enquanto o sudeste de Goiás deve enfrentar tempo quente e seco, exigindo cautela dos produtores durante as atividades a campo.

Região Nordeste

O oeste e o sul da Bahia voltam a registrar chuvas moderadas a fortes, com risco de temporais.

No sul do Maranhão e Piauí, as pancadas serão mais fracas e isoladas. No restante da região, o tempo firme e a baixa umidade predominam, especialmente no Ceará, leste do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e norte da Bahia.

As chuvas de 20 a 30 milímetros no centro-sul da Bahia e do Maranhão ajudam a recompor a umidade do solo sem atrapalhar os trabalhos no campo. Já nas demais áreas, as temperaturas chegam aos 40°C, elevando o risco de incêndios.

Região Norte

As instabilidades avançam sobre Acre, Amazonas, Rondônia e sudeste do Pará. No oeste do Pará e em Rondônia, há risco de temporais.

Em Roraima, a chuva será isolada; no Amapá, o tempo deve seguir quente e seco.
A semana será mais chuvosa em quase toda a região, com acumulados de até 100 milímetros no Acre, Rondônia, sul de Roraima e sudoeste do Pará. Nas demais áreas, os volumes variam entre 20 e 30 milímetros, apenas elevando a umidade do ar.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.