Justiça determina continuidade das obras do Castelinho em Ponta Porã


Em uma vitória para a preservação do patrimônio histórico local, a Justiça Federal, a pedido da 1ª Promotoria de Justiça, determinou o prosseguimento das obras de restauração do “Castelinho” e a efetiva implantação do Museu Histórico da Fronteira no local. A decisão da 3ª Vara Cível de Ponta Porã ordena ao Governo do Estado que cumpra o compromisso de preservar o prédio tombado.

A medida judicial é uma resposta à ação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) para o cumprimento de um acordo anterior firmado com o Governo do Estado, que visava assegurar a destinação cultural e a preservação do imóvel.

O Poder Judiciário estabeleceu um prazo máximo de 180 dias para que o Estado adote todas as providências necessárias para deflagrar o processo licitatório. A licitação será destinada à ampliação do prédio e à implantação do museu, conforme os projetos já aprovados.

O descumprimento da decisão implicará em uma multa diária de R$ 5 mil.

Durante a fiscalização do acordo, o MPMS constatou sérios problemas, incluindo atrasos, falhas nas vistorias e paralisações nas obras entre 2022 e 2023. Essa negligência agravou o estado de conservação do Castelinho, exigindo até mesmo escoramento metálico para garantir a estabilidade da estrutura.

Na análise do caso, o Judiciário acolheu os argumentos do MPMS, reconhecendo que a criação do Museu Histórico da Fronteira já era uma destinação consolidada pela própria administração estadual, que chegou a elaborar projetos técnicos e utilizar recursos do Fundo de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos e Lesados (Funles). A decisão ressalta que qualquer tentativa de mudar a finalidade cultural do prédio histórico seria incompatível com os princípios da boa-fé, lealdade processual e segurança jurídica. Além disso, a Justiça destacou que uma alteração violaria os princípios da eficiência, moralidade e confiança pública, caracterizando desperdício dos recursos e esforços já investidos no projeto de restauração e ampliação.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.