Homenageado pelo DOF, vice-governador diz que trabalho na fronteira é referência nacional — Barbosinha



Em seu discurso, antes da entrega das homenagens, o diretor do DOF destacou o trabalho integrado e disse que o departamento é um case de sucesso na área da segurança pública. “Nosso trabalho vai além dos limites do Mato Grosso do Sul. Esse trabalho integrado gera um grande volume de apreensões e de desmantelamento de facções criminosas”, afirmou o tenente-coronel Vilmar Fernandes. “Para nós, do departamento, bastam o reconhecimento pelo nosso trabalho, o respeito da população e o temor dos bandidos e criminosos”, completou.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Videira, destacou o serviço de inteligência e o monitoramento de cargas – somente em 2025, o total de apreensões já ultrapassou 400 toneladas de drogas. “Quando a gente enfrenta o tráfico não está somente combatendo este crime, mas outros crimes acessórios, que vão desde furto e roubo até homicídio e latrocínio. Por isso, na nossa região, o trabalho do DOF é tão importante e valioso”, discursou, ao destacar que no Estado o investimento em segurança pública é expressivo e chega até a ponta.

Já o governador Eduardo Riedel disse que a permanência do DOF em Dourados é estratégica e anunciou a entrega de 25 novas viaturas para o departamento no início de 2026. “Voltei recentemente de uma viagem internacional, onde debatemos novos investimentos para o Estado. Se o nosso PIB cresce acima da média e a taxa de pobreza extrema diminui, é porque tem investimentos. E se tem investimento, é porque tem ambiente institucional para isso, o que inclui a segurança pública. Ninguém coloca recursos onde não há ordem e segurança jurídica”, afirmou o govenador.

Sobre o DOF

O DOF tem como missão proteger as fronteiras de Mato Grosso do Sul. Atua em 53 municípios do Estado, com a presença efetiva em um total de 1.610 quilômetros de fronteira com o Paraguai e Bolívia – abrangendo, inclusive, uma extensa área rural. Caso necessário e por ordem do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, atua em outros municípios do Estado. É o primeiro departamento especializado em fronteiras do Brasil.

Somente nos últimos seis anos, o trabalho do departamento soma números como 900 toneladas de drogas apreendidas, 246 armas, 6.355 munições, 1,5 mil automóveis apreendidos e mais de 3 mil pessoas presas ou encaminhadas à delegacia.



Veja a matéria completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.