Lucro do confinamento supera média histórica em quase todo o país



A rentabilidade do confinamento de bovinos registrou avanço em setembro, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a DSM-Tortuga. A expectativa é de resultados acima da média histórica em quase todos os estados acompanhados.

O desempenho positivo é resultado da combinação entre a queda nos custos de alimentação e a alta dos preços futuros do boi gordo, especialmente nos contratos para dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

Rio Grande do Sul lidera resultados

O Rio Grande do Sul apresenta o melhor cenário, com potencial de rentabilidade superior a 20%. O Paraná vem em seguida, com estimativa de ganho em torno de 15%.

Em Mato Grosso, que concentra o maior número de animais confinados do país, também deve registrar bom retorno, de quase 13%.

Demais estados mantêm margens positivas

Nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, a projeção de rentabilidade gira em torno de 10%, com destaque para a redução do diferencial de preços em relação ao mercado paulista.

Os cálculos consideram médias de 105 dias de confinamento, com peso de entrada de 375 quilos e saída de 540 quilos, rendimento de carcaça de 55% e nível básico de tecnologia nutricional.

No caso do Rio Grande do Sul, os parâmetros foram ajustados para machos europeus castrados, com peso final de 500 quilos e rendimento de 53,5%.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.