Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF


O ministro Luís Roberto Barroso anunciou, nesta quinta-feira (9), que vai se aposentar do Supremo Tribunal Federal (STF). Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, o ministro, de 67 anos, poderia ficar na Corte até 2033, quando completaria 75 anos.

Em discurso de despedida, Barroso se emocionou e disse que “é hora de seguir outros rumos”. O anúncio foi feito no fim da sessão do STF. “É hora de seguir novos rumos. Não tenho apego ao poder e gostaria de viver a vida que me resta sem as responsabilidades do cargo. Os sacrifícios e os ônus da nossa profissão acabam se transferindo aos familiares e às pessoas queridas”, afirmou Barroso.

Com o anúncio da aposentadoria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá indicar um terceiro nome para o Supremo. No ano passado, foram indicados os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin para a mais alta corte do Judiciário brasileiro.

Barroso assumiu a cadeira do STF em junho de 2013. Agora, o ministro disse que vai para um “retiro espiritual”. Luís Roberto Barroso presidiu o STF nos últimos dois anos, até a semana passada, quando terminou ele concluiu o mandato e passou o bastão para o ministro Edson Fachin.

Nesta semana, durante um evento na Bahia, ele afirmou nesta segunda-feira que é “preciso saber a hora de sair”. A declaração ocorreu durante um seminário jurídico na Bahia.

Perfil

Luís Roberto Barroso nasceu em Vassouras-RJ e é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Também é professor titular de direito constitucional na Uerj, tem mestrado pela Universidade de Yale (EUA) e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Trabalhou como professor visitante em outras instituições, como na Universidade de Brasília (UnB). No STF, foi presidente de 2023 a 2025.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.