Embrapa lança calendário para orientar o produtor na estação de monta



A Embrapa Gado de Corte acaba de lançar o Calendário Reprodutivo, Sanitário e Zootécnico, uma ferramenta essencial para o pecuarista que busca otimizar a gestão e aumentar a eficiência da fazenda.

O material serve como um guia prático, mês a mês, para planejar e acompanhar as principais atividades de rotina na produção de bovinos de corte. O objetivo primordial é melhorar os índices zootécnicos das propriedades rurais.

Em entrevista programa Giro do Boi nesta semana, a Dra. Vanessa Felipe, pesquisadora da Embrapa, afirmou que o calendário é fruto de um trabalho de pesquisa testado no campo.

Segundo ela, a ferramenta visa garantir a adesão do produtor a práticas que resultam em maiores índices de prenhez, menor retorno ao cio e menos perdas reprodutivas.

O calendário foi desenvolvido para solucionar o maior desafio da cria: a ausência de uma estação de monta pré-determinada, um fator que ainda causa grandes prejuízos em diversas partes do país.

Confira a entrevista completa:

Planejamento da cria e encurtamento do período de monta

A pesquisadora da Embrapa destaca que a fase de cria é a mais sensível do processo produtivo. Ao concentrar a estação de monta, o produtor consegue alinhar os nascimentos dos bezerros com a época de maior oferta de pasto.

A regra geral recomendada é buscar concentrar os nascimentos no início da seca, permitindo que os bezerros desmamem no período das águas, quando há maior disponibilidade e qualidade de alimento para as matrizes.

O calendário é estruturado de janeiro a dezembro e detalha as ações necessárias nas esferas reprodutiva, sanitária e nutricional. Para o sucesso da estação de monta, o material enfatiza o planejamento, que deve incluir:

  • Preparação de reprodutores: realizar o exame andrológico dos touros e o ginecológico das fêmeas;
  • Sanidade preventiva: aplicar a vacinação preventiva contra doenças reprodutivas como IBR/BVD e Leptospirose, além da vacina obrigatória contra a Brucelose;
  • Parto seguro: preparar o pasto maternidade e realizar a vacinação das fêmeas contra diarreia neonatal (60 e 30 dias antes do parto).

Foco no bezerro para evitar perdas e prejuízos

O calendário da Embrapa reforça a importância dos cuidados básicos com o bezerro recém-nascido. Estima-se que o Brasil perde cerca de 4 milhões de bezerros por ano (após o parto até a desmama), sendo grande parte dessas perdas por falta de manejo e cuidados essenciais.

Para evitar que isso aconteça, o calendário orienta:

  • Colostragem: garantir a ingestão de colostro – a primeira vacina natural – nas primeiras seis horas de vida do animal;
  • Cura do umbigo: o tratamento imediato e correto do umbigo do bezerro é vital para evitar infecções, uma grande causa de perdas na fase de cria;
  • Identificação: realizar a identificação imediata dos animais logo após o nascimento.

A Embrapa orienta que o calendário seja utilizado com o auxílio de um profissional (veterinário, zootecnista ou agrônomo) para adaptar o manejo às condições específicas de cada fazenda.

Mais detalhes sobre o documento você confere clicando aqui.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.