Plantio de soja ultrapassa metade da área estimada em Mato Grosso do Sul


O plantio da soja ultrapassou a metade da área total estimada para a safra 25/26, em Mato Grosso do Sul. Os dados do SIGA-MS, divulgados pela Aprosoja/MS, nesta terça-feira, 4, apontam que a operação de plantio foi realizada em 3,26 milhões de hectares, equivalente à 61,6% da área total.

A Região Sul está com o plantio mais avançado, com 68% da área já semeada, seguida da Região Centro, com 54,7% e da Região Norte, com 46,8%. Frente ao mesmo período do ano anterior, a operação apresenta atraso de 4,2 pontos percentuais, motivado principalmente, pela falta de chuva.

Os registros dos últimos cinco anos indicam que a melhor janela de semeadura se encerra em 14 de novembro, período em que, historicamente, cerca de 80% da área total já está plantada.

“O destaque dessa semana foi a evolução do plantio na Região Norte que, depois de um pequeno atraso na largada do plantio por falta de chuva avançou 23,7 pontos percentuais em apenas uma semana”, ressalta o assessor técnico da Aprosoja/MS, Flavio Aguena.

Para este ciclo, a estimativa de produção é de 15,2 milhões de toneladas, aumento de 8,1%; em uma área de 4,7 milhões de hectares, aumento de 5,9%, com produtividade média de 52,82 sc/ha, aumento de 2% em relação à safra anterior.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.