MCTI e Ministério das Mulheres impulsionam igualdade feminina na ciência


O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) recebeu, na quarta-feira (21), a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, para fortalecer parcerias na promoção da igualdade de gênero, no enfrentamento à violência e no incentivo à participação feminina na ciência e tecnologia.

A ministra do MCTI, Luciana Santos, destacou o papel central das mulheres na comunidade acadêmica e científica, onde elas representam a maioria entre as pesquisadoras e concentram cerca de 74% das bolsas de iniciação científica. No entanto, esse percentual cai para 35% nas bolsas de produtividade em níveis superiores, revelando barreiras estruturais como machismo e sobrecarga relacionada à política de cuidados.

Luciana Santos enfatizou a necessidade de garantir a permanência e ascensão das mulheres em carreiras científicas, especialmente em engenharias e ciências exatas, áreas historicamente marcadas por desigualdades. No Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao MCTI, as mulheres são maioria em iniciação científica (59%), mestrado (55%) e representam 53% no doutorado, com crescimento na presença de mulheres negras.

Avanços também são observados em ações de popularização da ciência. Em feiras e mostras apoiadas pelo ministério, 167 dos 315 projetos aprovados são liderados por mulheres. Nas Olimpíadas Científicas, metade dos projetos selecionados tem coordenação feminina, e na 22ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, 148 dos 261 projetos apoiados eram liderados por mulheres.

Um destaque é o Programa Bolsa Futuro Digital, do Programa Conecta e Capacita do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que oferecerá 10 mil vagas em 2025 e 2026, com 50% destinadas ao público feminino. A iniciativa, com investimento de R$ 55 milhões, visa ampliar o acesso de jovens mulheres às áreas de tecnologia da informação e comunicação.

A ministra Márcia Lopes ressaltou a importância da atuação integrada entre ministérios para avançar a pauta das mulheres, combatendo o machismo estrutural, ampliando a autonomia econômica e garantindo proteção. “As mulheres estão em todas as políticas públicas. Só com articulação entre os ministérios conseguimos enfrentar esses desafios”, afirmou.

A reunião contou com a participação de representantes das secretarias do Ministério das Mulheres, como Rosane Silva, Estela Bezerra e Sandra Kennedy, além da assessora especial Lygia Pupatto e da assessora Solange Fiuza. Pelo MCTI, estiveram presentes a secretária de Políticas e Programas Estratégicos (Seppe), Andrea Latgé; a chefe da Assessoria de Comunicação, Ana Cristina Santos; e a assessora de Participação Social e Diversidade, Elisangela Lisardo.

Com informações do Governo Federal



Veja a Matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.