Mercosul e EFTA assinam acordo de livre comércio



O Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA, na sigla em inglês) assinaram nesta terça-feira (16), no Rio de Janeiro, um acordo de livre comércio que abrange oito países e envolve um mercado de quase 300 milhões de pessoas e um PIB conjunto superior a US$ 4,3 trilhões.

O entendimento prevê acesso ampliado a mercados para mais de 97% das exportaçõesentre os blocos, além de novas regras para facilitar o comércio e dar maior previsibilidade jurídica às transações. Segundo os governos signatários, a medida deve gerar benefícios para empresas de diferentes portes, incluindo pequenas e médias, e abrir novas oportunidades de negócios em setores variados.

O acordo abrange comércio de bens e serviços, investimentos, propriedade intelectual, compras governamentais, concorrência, regras de origem, defesa comercial, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias. Também prevê um capítulo específico sobre comércio e desenvolvimento sustentável.

As negociações começaram em 2017, em Buenos Aires, e somaram 14 rodadas até a conclusão. Em 2025, os blocos retomaram as tratativas com três rodadas presenciais na capital argentina e reuniões virtuais.

Assinaram o documento, pelo Mercosul, representantes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; e, pela EFTA, autoridades da Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein. Os dois blocos declararam intenção de ratificar o acordo e colocá-lo em vigor o mais rapidamente possível.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.