Ministério da Saúde lança módulo para monitorar desenvolvimento de crianças indígenas


O Ministério da Saúde anunciou o desenvolvimento do primeiro módulo de Monitoramento do Desenvolvimento na Infância no Sistema de Atenção à Saúde Indígena (Siasi), uma iniciativa da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). A ferramenta visa promover e proteger a saúde de crianças indígenas, coletando, gerenciando e disponibilizando dados sobre seu desenvolvimento.

De acordo com Putira Sacuena, diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena, o módulo trará melhorias no acompanhamento pediátrico integral, permitindo o registro dos marcos de desenvolvimento e a identificação precoce de agravos e doenças comuns na infância. Anteriormente, o rastreio do desenvolvimento infantil não contava com um campo específico no Siasi, o que dificultava a padronização de registros e a análise de dados.

Agora, equipes multidisciplinares poderão utilizar o módulo para organizar a puericultura, avaliar marcos do desenvolvimento neuropsicomotor, realizar triagem neonatal, rastrear sinais de risco para o transtorno do espectro autista (TEA) e identificar vulnerabilidades, incluindo suspeitas de violência. A iniciativa também fortalecerá a articulação entre atenção primária, vigilância em saúde e o diálogo com especialistas em medicinas indígenas.

O lançamento oficial ocorre em 19 de janeiro de 2026, às 15h, no Auditório Emílio Ribas, na sede do Ministério da Saúde, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Sesai. O evento contará com a participação de representantes dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Com informações do Governo Federal



Veja a Matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.