Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, em Laguna Carapã, quatro veículos carregados com pneus e cigarros contrabandeados do Paraguai. Na ação, quatro homens, de 25, 34, 40 e 45 anos, foram presos. Os militares faziam bloqueio em uma estrada vicinal do município, próximo à região do Passo Kau, quando abordaram os condutores de um Fiat Palio, um Fiat Siena, um Gol e um Polo, que seguiam juntos.
Durante as vistorias, foram encontrados 3.050 pacotes de cigarros e 85 pneus de diversos tamanhos. Questionados, os homens afirmaram que pegaram os produtos em Ponta Porã e levariam até Dourados. Os autores e o material apreendido, avaliados em aproximadamente R$ 275 mil, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Dourados.
Comboios
A apreensão de comboios com contrabando procedente do Paraguai pelas forças de segurança tem sido frequente nas rodovias do MS. A prática passou a ser adotada através de indivíduos definidos como transportadores que pegam as cargas como fretes no Paraguai ou mesmo no Brasil, na região de fronteira para entregar em diferentes destinos, muitos deles provisórios de onde são reenviados para diferentes destinos ou mesmo para Campo Grande.
Em alguns casos, o transportador é responsável pelo que transporta e em caso de perda em apreensão ou acidente, ele arca com o prejuízo. O “trabalho” acaba incentivado pelo fato de raramente algum transportador ser preso, na prática ele é levado até a delegacia de polícia ou Receita Federal onde é ouvido e liberado, perdendo a mercadoria e via de regra o carro.



