Movimentação de contêineres cresce 11,6% e bate recorde no Porto de Santos



O Porto de Santos registrou o melhor mês da série histórica em movimentação de contêineres em outubro deste ano, apontam os dados da Gerência de Inteligência e Estatística da Autoridade Portuária de Santos.

O levantamento mostra um crescimento de 11,6% ante outubro de 2024, chegando a 550,8 mil TEU (unidade padrão de contêineres). Já a movimentação total de cargas saltou 8% frente ao décimo mês do último ano.

Assim, embarques e desembarques somaram 16,7 milhões de toneladas, segundo maior número na série histórica, atrás apenas de julho de 2025, que havia registrado 17,4 milhões.

O crescimento se reflete na participação de Santos na corrente comercial brasileira, que chegou a 29,6% diante dos 29% do mesmo período em 2024.

Conforme os dados da Autoridade Portuária, granéis sólidos (10,3%), carga geral conteinerizada (15,4%) e carga geral solta (5,5%) impulsionaram a alta, com destaque para os seguintes embarques:

  • Soja (94,9%);
  • Carnes (5,6%);
  • Açúcar (3,5%); e
  • Celulose (2,6%).

O acumulado do ano até outubro também é recorde, com crescimento de 8,2% em contêineres (4,9 milhões de TEU) e de 1,7% na movimentação total de cargas (155,5 milhões de toneladas).

“Estamos colhendo os frutos de uma gestão focada em resultados, com investimentos recordes do setor público e de atores privados. Os números nos dão confiança para avançar em projetos estruturantes, como o megaterminal STS10 e o aprofundamento do canal de navegação”, avalia o diretor de Administração e Finanças e presidente interino da APS, Júlio Cezar Alves de Oliveira.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.