MS fortalece políticas para a infância com assinatura da Coalizão pela Pré-Escola — Barbosinha



Mato Grosso do Sul firmou, nesta quinta-feira (13), um compromisso histórico para o fortalecimento da Educação Infantil com a assinatura do documento que formaliza a atuação da Coalizão pela Pré-Escola no Estado. A cerimônia, realizada durante o Encontro de Dirigentes Municipais de Educação, em Campo Grande, reuniu autoridades estaduais, municipais e representantes de importantes organizações da sociedade civil. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, assinou o termo representando o governador Eduardo Riedel, ao lado de entidades parceiras.

Também participaram da assinatura o secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher; a diretora-presidente da FADEB/MS, Maria Cecília Amendola da Mota; a secretária municipal de Educação de Itaquiraí e presidente da Undime/MS, Sílvia Patrícia Freire; o diretor-presidente da Fundação Bracell, Eduardo de Campos Queiroz; e a superintendente da Fundação Itaú Social, Patrícia Mota Guedes.

A Coalizão reúne instituições como Fundação Bracell, Fundação Itaú | Itaú Social, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Van Leer, Instituto Natura e VélezReyes+, que, juntas, iniciam uma agenda de cooperação para qualificar políticas públicas voltadas a crianças de quatro e cinco anos.

Compromisso pela infância

Durante o evento, o vice-governador Barbosinha destacou a centralidade da educação no desenvolvimento humano e reforçou o papel do Estado na promoção de oportunidades para a infância.

“A educação é a janela da liberdade e da oportunidade. É o sol que brilha na vida de uma pessoa. E a educação básica, ela é essencial porque ela que dá a formação na base, são aquelas professoras que a gente nunca esquece. E nesse sentido, gente vê instituições sérias, como essas seis que se somam a esse projeto, que não olham só o aspecto do lucro, do resultado, mas uma participação para devolver para a sociedade aquilo que ela recebe”, afirmou.

O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, reforçou a relevância de enfrentar os desafios estruturais que ainda persistem na Educação Infantil e destacou a importância do trabalho articulado entre Estado e municípios.

“Educação, de maneira geral, trabalha com três pilares em qualquer lugar do mundo: é acesso, permanência e qualidade. Não existe um lugar no mundo que não seja isso. O Brasil demorou muito para garantir acesso. Quando garantiu acesso, teve que trabalhar com permanência. Agora a gente discute, na educação infantil, o acesso ainda. Na educação básica, a gente está discutindo a qualidade. A educação infantil ela ainda está um passo atrás do restante da educação básica”, pontuou.

Diagnóstico, planejamento e formação

A primeira fase da Coalizão em Mato Grosso do Sul contempla a execução do Diagnóstico da Qualidade da Pré-Escola, com base na EAPI (Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagem dedicados à Primeira Infância). A ferramenta, adaptada ao contexto brasileiro, identifica desigualdades, boas práticas e oportunidades de melhoria nas unidades de Educação Infantil, alinhada à BNCC e aos Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade.

Com os dados obtidos, a Coalizão apoiará a Secretaria de Estado de Educação na elaboração de planos de ação, estratégias formativas e acompanhamento pedagógico a professores, coordenadores e gestores das redes municipais.

Regime de colaboração e eixos estratégicos

As ações da Coalizão estão estruturadas em cinco eixos principais:

1.    Acesso e permanência: garantir que todas as crianças de quatro e cinco anos estejam matriculadas e frequentando a escola.

2.    Qualidade e equidade: fortalecer espaços, práticas pedagógicas e processos formativos, com apoio técnico aos municípios.

3.    Formação e valorização dos profissionais: promover programas continuados de qualificação, assessorias pedagógicas e materiais orientadores alinhados à BNCC.

4.    Gestão democrática e colaboração: articular Estado, municípios, conselhos e sociedade civil na construção das políticas.

5.    Integralidade e intersetorialidade: integrar educação, saúde e assistência social na proteção e no desenvolvimento da primeira infância.

A iniciativa reforça que garantir educação de qualidade na primeira infância é um dever compartilhado, fundamental para assegurar equidade, inclusão e oportunidades desde os primeiros anos.

Próximos passos

Na fase inicial, será aplicada a EAPI em 282 turmas de oito municípios, acompanhada da formação das equipes regionais, fortalecimento da colaboração entre Estado e municípios e implementação de mecanismos de monitoramento e comunicação específicos para a Educação Infantil.

Até o final de 2026, está prevista a conclusão do diagnóstico e do planejamento conjunto das ações, beneficiando todas as redes municipais de Mato Grosso do Sul. O estado do Piauí também integra a primeira fase da Coalizão, com possibilidade de expansão para outras regiões do país.

Com a formalização desta parceria, Mato Grosso do Sul dá um passo decisivo rumo à construção de políticas públicas mais robustas para a infância, garantindo que cada criança tenha acesso a ambientes de aprendizagem acolhedores, seguros e capazes de transformar o futuro.



Veja a matéria completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.