Obra-prima, ‘Emília Perez’ encanta entre o audacioso e o absurdo


Há três semanas, quando morreu o cineasta David Lynch, muito foi escrito sobre o legado da esquisitice da sua obra, fruto de uma eterna batalha contra o esquema de Hollywood. Quem embarcava no universo de suas criações se sentia presenteado cada vez que uma novidade surgia no horizonte.

Pois tudo isso se aplica ao filme do francês Jacques Audiard, “Emilia Pérez”, um musical dramático sobre uma chefe de cartel trans que abandona sua antiga vida para recomeçar do zero.

Mas será essa uma história de redenção ou uma fábula sobre uma tragédia inevitável? O suspense está em cada segundo do longa. É evidente que todos os personagens desta história estão envolvidos em um mundo de grandes riscos e recompensas.

O estilo idealizado por Audiard para conduzir a trama é completamente extravagante. Não há o mínimo interesse em ser realista, apesar de tudo ser tratado de maneira sincera e desarmada. Há momentos engraçados, mas nenhuma parte da jornada é jamais tratada como piada, e isso torna tudo muito mais profundo e interessante.

E é um musical. E musical é que nem coentro —tem quem não suporte nem jamais suportará. Mas, para quem o estilo não é uma ofensa pessoal, mais uma boa notícia —as canções compostas pela cantora pop francesa Camille, com trilha sonora de Clément Ducol, são lindas, cheias de energia e acompanhadas de coreografias bem realizadas e filmadas.

A grande revelação de “Emilia Perez” é o trabalho da atriz Zoe Saldaña, tão marcada por fazer parte do elenco de blockbusters que só escondem seu enorme talento por trás de tantos efeitos especiais. Vê-la defendendo uma personagem tão bem construída como a advogada Rita, cheia de nuances, e que, além de tudo, canta e dança lindamente, é uma das adoráveis surpresas deste filme.

Selena Gomez, a estrela pop com mais seguidores nas redes sociais e uma das protagonistas da adorável série “Only Murders in the Building”, tem aqui um papel pequeno, mas fundamental, e com pelo menos uma cena de música e dança inesquecível. Ela interpreta Jessi, a mulher e mãe dos filhos de Manitas, o chefe de um cartel mexicano que decide viver o resto de sua vida como uma mulher, Emilia Pérez.

Interpretada com maestria pela atriz espanhola Karla Sofía Gascón, fria, implacável e ameaçadora nas cenas pré-transição, renasce como uma mulher sofisticada e gentil depois dos vários procedimentos de confirmação de gênero. Mas Emilia foi uma pessoa extremamente perigosa e poderosa em sua vida anterior e viveu cercada por gente igualmente perigosa.

O risco de que tudo possa dar muito errado está sempre presente, principalmente nas cenas em que parece que tudo deu certo. Emilia é o retrato —até exagerado— do bem que pode fazer uma transição de gênero.

O simples ato dela se tornar quem sempre foi é uma vitória a ser celebrada, mas isso também a faz enxergar de maneira impiedosa os erros do passado e as injustiças do mundo ao seu redor. Viver uma vida de tanta violência não é algo de que se possa simplesmente se afastar sem consequências.

Mas o que importa aqui é dizer que este é um filme que prende completamente a atenção do espectador desde os momentos iniciais, antes mesmo da grande revelação dessa história louca. Desde a primeira canção, “Emilia Pérez” se mostra como uma obra de arte capaz de encantar e surpreender, que caminha com convicção na tênue linha entre o audacioso e o absurdo. E quantas vezes na história cinematográfica de cada um de nós se vive uma experiência assim?

Não se trata aqui de buscar verossimilhança, muito menos entrar na torcida por um ou outro prêmio. Embarcar na viagem de “Emilia Pérez” não quer dizer nada a respeito desse clima de Fla-Flu que se estabeleceu na corrida do Oscar.

Esqueça tudo isso por duas horas, que seja, e mergulhe neste filme, porque, até onde a vista alcança, não há nada nem parecido com ele. E tudo o que está acontecendo ao redor desta história, todas as polêmicas, todas as confusões, é só uma capa de gordura que esconde o verdadeiro tesouro que é esta obra-prima.



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