Observatório da Segurança fortalece inteligência e integração de forças em MS


O Governo de Mato Grosso do Sul instituiu oficialmente o Observatório de Segurança Pública, conforme decreto publicado terça-feira (10) no Diário Oficial do Estado. A iniciativa consolida uma estrutura estratégica da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), voltada à qualificação da produção, da análise e da transparência dos dados de segurança pública.

Entre as principais atribuições do Observatório estão a execução de ações de inteligência de dados, a produção de análises quantitativas e qualitativas sobre criminalidade, violência, atos infracionais, ocorrências envolvendo profissionais da segurança pública, execução penal e eventos de defesa social, além da elaboração de relatórios estatísticos, diagnósticos preditivos e avaliações de políticas públicas.

O Observatório também será responsável por gerenciar a publicação oficial de dados e informações da Sejusp, atender demandas da imprensa, da comunidade acadêmica, de instituições de pesquisa e da sociedade, além de promover o intercâmbio de informações com órgãos das esferas federal, estadual e municipal, respeitando a legislação de acesso à informação e de proteção de dados.

A nova estrutura atuará como Coordenadoria do Observatório de Segurança Pública (COSP), diretamente subordinada à Secretaria-Executiva de Segurança Pública. A criação do Observatório fortalece a política estadual de segurança pública ao consolidar um espaço técnico e estratégico voltado à produção, à análise, à integração e à divulgação de dados, alinhado às diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), instituído pela Lei Federal nº 13.675/2018.

Previsto no plano de Governo do governador Eduardo Riedel, o Observatório de Segurança Pública tem como objetivo ampliar a transparência, qualificar a tomada de decisão baseada em evidências e fortalecer a integração entre as forças de segurança e as demais instituições que compõem o sistema estadual.

O decreto também institui o Comitê Gestor do Observatório de Segurança Pública, órgão colegiado de caráter deliberativo, responsável por aprovar o planejamento estratégico e as diretrizes de atuação do Observatório. O comitê será presidido pelo Coordenador do Observatório e contará com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria-Geral de Perícias e da Superintendência de Inteligência de Segurança Pública.

“Com a publicação do decreto, o Estado avança na consolidação de uma política de segurança pública orientada pela ciência de dados, pela integração institucional e pela transparência, ampliando a capacidade de análise e enfrentamento da violência e da criminalidade em Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário-executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva.

Joilson Francelino, Comunicação Sejusp
Foto de capa: Arquivo/PMMS
Interna: Saul Schramm/Secom/Arquivo



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.