Operação da Senad prende quatro pessoas e destrói estrutura de produção de maconha na fronteira


Uma operação da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai resultou na prisão de quatro pessoas e na desarticulação de uma estrutura criminosa voltada à produção de maconha na região de fronteira com Mato Grosso do Sul. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (11) Colônia Piray, no departamento de Amambay, e contou com apoio do Ministério Público paraguaio.

Agentes especiais da Senad, com atuação em Pedro Juan Caballero e Bella Vista Norte, cumpriram três mandados de busca e apreensão simultâneos. A ofensiva foi fruto de investigações prévias conduzidas em conjunto com o Ministério Público, que identificaram uma organização dedicada ao cultivo e à logística de produção da droga.

Durante a operação, foram apreendidos três veículos, nove motocicletas, fertilizantes, herbicidas, sementes de maconha e outros materiais utilizados no processamento do entorpecente. Também foram identificadas extensas áreas de plantio ilegal.

Ao todo foram apreendidos em três locais, diversos automóveis, motos, fertilizantes, herbicidas, utensílios usados para o preparo do solo e plantio das sementes e ferramentas agrícolas e certa quantidade de semente de maconha.

Foram presos José Gómez Mongelos, César Ramón Ojeda e Wilmar Alfonso Romero e Ramón Martínez, apontados como responsáveis pela administração das propriedades usadas para o cultivo da droga e integrantes ativos da organização criminosa.

Segundo a Senad, a estrutura criminosa utilizava métodos mecanizados de produção, com aplicação de fertilizantes e herbicidas para potencializar e proteger as plantações, evidenciando organização logística e capacidade operacional.

Com a operação, as autoridades afirmam ter atingido um importante elo da cadeia de produção de maconha no departamento de Amambay, região historicamente marcada pelo cultivo ilegal devido à proximidade com a fronteira brasileira.

As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e eventuais ramificações do grupo.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.