Operário e Pantanal abrem Campeonato Estadual neste domingo na Capital


A 48ª edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense começa neste domingo (18), com duelo entre equipes de Campo Grande. No Estádio Jacques da Luz, às 16h, Operário FC e FC Pantanal fazem o jogo de abertura da competição que promete ser uma das mais disputadas das últimas temporadas. A partida, marcada para a sétima rodada, foi antecipada a pedido dos clubes para que estejam com agenda livre antes dos jogos pela Copa do Brasil, em fevereiro.

A arbitragem do primeiro jogo do Estadual é de Paulo Henrique Vollkopf, auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Cícero Alessandro de Souza. O quarto árbitro é Altair Rodrigues. As rádios Educativa FM 104,7, Esporte MS e Futebol na Canela transmitem o jogo e podem ser ouvidas pelo aplicativo radiosnet.

Os valores dos ingressos são de R$ 40 para inteira e R$ 20 para meia-entrada. As vendas acontecem de forma online, pelo site ingressodevantagens.com.br, e também em dois pontos físicos: na Barbearia A Banca (Shopping Norte Sul) e Galeria dos Esportes (Rua Sete de Setembro, nº 654).

Duelo de Favoritos

Os dois clubes campo-grandenses são apontados na lista de favoritos, principalmente pelo investimento na montagem dos respectivos elenco para a temporada. No caso do Galo, o favoritismo é natural para o clube que venceu as duas últimas edições. Sob nova direção administrativa, o clube optou por contratar atletas experientes mirando, inclusive, as competições nacionais que disputa neste ano. Na lista está o volante Jonas, 34 anos, que, entre outros clubes da Série A Nacional, defendeu o Flamengo e o Bahia. Em 2025 jogou pelo Retrô-PE, campeão da Série D do Brasileiro em 2024.

Outros nomes de destaque no elenco operariano são do meia Matheus Galdezani, 33 anos, com passagens por Atlético Mineiro, Internacional, Bahia, Coritiba-PR, Juventude-RS e Remo-PA; lateral Gabriel Biteco, 24 anos, formado nas categorias de base do Grêmio e que já defendeu Esportivo-RS, Brasil-RS e Rio Branco-PR; e o goleiro Lucas Covolan, 34 anos, que retorna ao Brasil após diversas temporadas na Europa, principalmente na Inglaterra.

Multicampeão Jean, ex-Palmeiras, São Paulo e Seleção Brasileira, segue como destaque do Pantanal (Foto: Yasmin Soares)

Já o Pantanal busca superar a barreira da semifinal. Campeão da Série B em 2023, ficou entre os quatro melhores nas suas duas primeiras participações na primeira divisão, mas em ambas oportunidades acabou eliminado pelo Operário. O técnico Glauber Caldas, no comando do time em todas essas competições, vai para sua quarta temporada, agora com um elenco renovado. De 2025, seguem apenas cinco atletas, entre eles o experiente volante e capitão Jean, atleta campeão por São Paulo, Palmeiras e outros.

Os dois times que representam a Capital no Campeonato Estadual estão construindo um histórico de rivalidade, embora ainda recente. Na edição de 2025 foram três jogos, com uma vitória para cada lado e um empate. Na primeira fase, o Pantanal aproveitou uma fase irregular do adversário e goleou por 4 a 1. Na hora que valia vaga na final, deu Operário, com empate em 2 a 2 na rodada de ida da fase semifinal e, na volta, vitória alvinegra por 2 a 1.

Neste Campeonato Sul-Mato-Grossense, dez clubes estão na disputa que vale, aos finalistas, vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, além de ser classificatória também para a Copa Centro-Oeste.

Pantanal e Operário fizeram jogos com muitos gols em 2025 (Foto: Franz Mendes)



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.