Ordem do Dia: Dia de Memória pelas Vítimas de Feminicídio segue à sanção


Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), os parlamentares apreciaram e aprovaram durante a sessão ordinária desta quarta-feira (12), quatro matérias. Em redação final, foi aprovado o Projeto de Lei 141/2025, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Casa de Leis. A proposta, que estabelece como Dia Estadual de Reflexão e Memória pelas Vítimas de Feminicídio a data de 16 de fevereiro, em referência ao dia do nascimento de Vanessa Ricarte, assassinada em 12 de fevereiro deste ano, em Campo Grande, vai à sanção.

Segunda discussão

Duas matérias foram aprovadas em segunda discussão. O Projeto de Lei 17/2025, de autoria do deputado Roberto Hashioka (União), que acrescenta o inciso “pneumáticos inservíveis” no artigo da Lei 2.661/2003. Esse artigo apresenta os itens que podem receber incentivo da Política Estadual de Reciclagem de Materiais quanto ao uso, à comercialização e à industrialização. O projeto volta para sua última análise em plenário, em redação final.

Roberto Hashioka reforça o objetivo de sua proposta. “Incentivar a comercialização, industrialização e reaproveitamento de pneus inservíveis, aliando se aos princípios da economia circular e ao desenvolvimento sustentável, além de promover o cumprimento das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, portanto essa adequação legislativa fortalece as ações voltadas a destinação correta de pneumáticos, reduz os impactos ambientais negativos e reafirma o compromisso do Estado na defesa do Meio Ambiente como um direito de todos e um dever do Poder Público”, destacou o autor.

Também em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 281/2025, que autoriza o Poder Executivo Estadual a contratar crédito com o Banco do Brasil no valor de até R$ 950 milhões. O recurso, conforme estabelecido na proposta, será destinado a “projetos estratégicos de investimentos, com foco no desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso do Sul”. A matéria segue à sanção.

Primeira discussão

Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 238/2025, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB). A proposição institui a Juruva (Baryphthengus ruficapillus) como ave-símbolo dos domínios da Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul, visando valorizar a biodiversidade; promover ações de educação ambiental; entre outros objetivos.

“Está acontecendo em Belém a COP 30 e no próximo ano teremos em Mato Grosso do Sul a COP-15, em que está confirmada a participação de mais de 120 países, maior evento de aves migratórias do mundo. E o nosso Estado é rico em aves e está desenvolvendo esse setor, e faltava ainda uma ave para representar as matas atlânticas do Estado, hoje nós temos o Tuiuú que representa o Pantanal, a Arara-azul que representa o bioma do Estado como um todo, mas para as matas atlânticas não, e foi escolhido em enquete a Juruva, nas redes sociais e validado por várias entidades protetoras de animais e universidades”, explicou Renato Câmara.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.