Parlasul: serviços binacionais e cidadania de fronteira será pauta em Ponta Porã


A Comissão Temporária de Integração Fronteiriça (COFRONT) do Parlamento do Mercosul (Parlasul) debaterá, entre outros temas, a integração fronteiriça por meio de obras e políticas coordenadas, com foco em corredores logísticos (Corredor Bioceânico), facilitação do comércio, serviços binacionais e cidadania de fronteira.

O evento será realizado nos dias 27 e 28 de outubro. Na segunda-feira, dia 27, haverá painel de debates na prefeitura de Ponta Porã com presença de prefeitos e representantes dos países signatários do Mercosul – focando assuntos de relevante interesse das fronteiras.

Na terça-feira, dia 28, com início previsto para as 09horas, na Câmara Municipal de Ponta Porã, a Audiência Pública abordará painel de debates sobre “Infraestrutura e Desenvolvimento Regional na fronteira Ponta Porã (Brasil) – Pedro Juan Caballero (Paraguai)”, em formato presencial e virtual.

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, vereador Agnaldo Pereira Lima desta que esta atividade é uma iniciativa do senador Nelsinho Trad (MS) com o apoio do Presidente da Comissão Bohn Gass (RS), tendo como objetivo fortalecer a integração fronteiriça por meio de obras e políticas coordenadas, com foco em corredores logísticos (Corredor Bioceânico), facilitação do comércio, serviços binacionais e cidadania de fronteira.

O encontro reunirá Parlamentares do MERCOSUL, autoridades nacionais e locais do Brasil e do Paraguai, organismos regionais e multilaterais, academia, setor privado e sociedade civil.

Serão debatidas propostas para melhorar a conectividade, harmonizar regulações, impulsionar projetos estratégicos e potencializar o Acordo de Localidades Fronteiriças Vinculadas (DTVF/ALFV) em benefício das pessoas que vivem e trabalham nas chamadas “cidades gêmeas”.

Agenda e Eixos de Trabalho

Infraestrutura e logística: avanços e prioridades do Corredor Bioceânico, integração do transporte e dos pontos de fronteira.
Desenvolvimento e serviços binacionais: cooperação em saúde, educação, segurança e gestão de emergências; iniciativas de aeroportos/terminais de uso compartilhado.
Cidadania de fronteira (DTVF/ALFV): mobilidade, trânsito fronteiriço, direito ao trabalho e acesso a serviços com padrões harmonizados.
Financiamento e governança: mecanismos e fontes de financiamento; roteiro interinstitucional para projetos prioritários.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.