Um piloto foi preso na manhã desta segunda-feira (9) dentro de uma aeronave da Latam, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, suspeito de aliciamento infantil. A ação foi realizada por agentes da Polícia Federal antes da decolagem do voo e ocorreu ainda com a aeronave em solo. Ele é acusado de manter uma rede de abuso sexual de crianças e adolescente há, pelo menos, oito anos.
A investigação apura que a tentativa de aliciamento acontecia por meio de ambientes digitais. Ele já estava na cabine da aeronave, que ia para o Rio de Janeiro, quando foi abordado pelos policiais. O momento da prisão foi registrado em um vídeo, que circula nas redes sociais.
Segundo as investigações do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), o homem, Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, é suspeito de abusar sexualmente de crianças, com idades de 11, 12 e 15 anos à época. Ele foi levado para o DHPP. A defesa dele não foi localizada pela reportagem.
Uma mulher de 55 anos também foi presa acusada de aliciar suas próprias netas crianças e adolescentes. Havia mandados de prisão contra ambos. Neste momento, as equipes policiais estão a caminho da cidade de Guararema, onde o piloto mora, para fazer a apreensão de computadores e outros documentos.
São investigados crimes de estupro de vulnerável, estupro, favorecimento da prostituição e da exploração sexual de criança e adolescente, uso de documento falso, produção, armazenamento e compartilhamento de material de pornografia infanto-juvenil, perseguição reiterada (stalking), aliciamento de crianças e coação no curso do processo, evidenciando grave violação à dignidade sexual de crianças e adolescentes.



