Polícia Federal prende ex-presidente do INSS em operação que investiga descontos ilegais



A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (13) o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, durante nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga fraudes em benefícios previdenciários. A ação foi realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).

Stefanutto havia sido exonerado em abril, após o avanço das investigações apontar a existência de um esquema de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. Ele foi ouvido em outubro pela CPMI do INSS, criada para apurar o caso.

Esquema de fraudes em todo o país

De acordo com a PF, o grupo investigado atuava em diversos estados, usando dados de beneficiários para incluir descontos indevidos em nome de associações e sindicatos falsos. A prática afetava diretamente aposentados e pensionistas, que viam valores reduzidos em seus pagamentos mensais sem consentimento.

Nesta fase da operação, foram expedidos 63 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares. As ações ocorreram em 15 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal e estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Crimes sob investigação

Segundo a Polícia Federal, os investigados podem responder por inserção de dados falsos em sistemas oficiais, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e ocultação de patrimônio.

A Operação Sem Desconto foi deflagrada inicialmente para rastrear fraudes que somam milhões de reais em prejuízo aos cofres públicos e aos segurados do INSS. As apurações seguem em sigilo, e a PF informou que novas fases podem ser abertas conforme o avanço das análises de documentos e sistemas apreendidos.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.