Projeto alcança centenas de famílias levando programa de saúde a escolas de MS


Com foco na promoção da saúde e no diálogo entre escola e comunidade, o projeto Educar para Transformar, desenvolvido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), já alcançou em 2025 centenas de famílias e mais de 150 profissionais da Rede Estadual de Ensino. As ações integram o Programa Saúde de saúde na Escola, que fortalece o cuidado com adolescentes e amplia o envolvimento de educadores e familiares.

A Escola Estadual Lino Villachá, no bairro Nova Lima, em Campo Grande, abrigou um dos encontros mais participativos do projeto, com a presença de cerca de 100 pais, mães e familiares no Dia da Família, promovendo diálogo sobre saúde sexual e reprodutiva e métodos contraceptivos.

Na Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira, o projeto envolveu 84 profissionais, distribuídos entre os períodos matutino, vespertino e noturno, fortalecendo o trabalho em rede dentro da comunidade escolar. Já na Escola Estadual Professor Sílvio de Oliveira, 50 profissionais foram capacitados, e o Dia da Família na escola também reuniu 100 familiares, consolidando o compromisso coletivo com o desenvolvimento saudável dos adolescentes.

“Quando saúde e educação caminham juntas dentro da escola, criamos espaços de escuta, acolhimento e transformação. A participação ativa das famílias fortalece esse cuidado e amplia os horizontes dos nossos adolescentes. Cada ação, cada roda de conversa, cada Dia da Família é um passo firme na construção de uma rede que protege, informa e respeita as diversidades”, destaca a técnica da SES responsável pelo Programa Saúde na Escola, Claudineia Firmino.

Na Escola Estadual Blanche Dos Santos Pereira, 18 professores e profissionais participaram das capacitações voltadas para esse público . A unidade também programou o Dia da Família para o dia 6 de dezembro, com atividades que vão reunir estudantes, pais e responsáveis para compartilhar aprendizados sobre saúde e convivência.

Trabalho conjunto

Além da atuação direta da SES, o projeto é fruto de uma rede de parcerias que inclui a Sogomat (Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul), a Sogia (Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência – Capítulo MS), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a Semed (Secretaria Municipal de Educação), a SED (Secretaria de Estado de Educação), os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por meio do movimento #TodosPorElas, a Escola de Saúde Pública de MS e a Famed-UFMS.

O Educar para Transformar tem como objetivo levar para dentro das escolas temas essenciais à juventude, como saúde sexual e reprodutiva, o autocuidado e respeito às diversidades. As ações incluem rodas de conversa, palestras educativas e formações com profissionais da educação, criando um ambiente de confiança e informação.

As atividades são direcionadas a dois públicos principais: multiplicadores, como professores e equipe escolar, e famílias e estudantes, geralmente mobilizados em eventos como o Dia da Família na Escola. Sua proposta é formar agentes de transformação social e ampliar o alcance das políticas públicas de saúde.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.