Proprietário rural se compromete a recuperar área que fica na APA Guariroba





Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a 26ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Campo Grande e proprietário de fazenda localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Guariroba assegura a recuperação de trechos degradados, especialmente em faixa de preservação permanente do Córrego Guariroba. O manancial é considerado estratégico para Campo Grande, por abrigar a principal fonte de abastecimento de água local.

A preservação dessa área, portanto, é essencial para garantir qualidade e segurança hídrica à população. A iniciativa surgiu após vistoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), que constatou descumprimento do Plano de Manejo da APA e necessidade de restauração ecológica.

O TAC prevê a execução de um projeto de recuperação aprovado pelo órgão ambiental, com recuperação da vegetação nativa da área de preservação permanente e monitoramento por cinco anos.

Além da reparação ambiental, o acordo inclui indenização ambiental destinada a uma entidade de proteção animal, cláusulas de fiscalização e penalidades em caso de descumprimento. O TAC será averbado na matrícula do imóvel, garantindo que as obrigações sejam mantidas mesmo em caso de transferência da propriedade.

Com a formalização do TAC, o MPMS arquivou o inquérito e instaurou procedimento para fiscalizar o cumprimento das obrigações.




Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.