protagonismo feminino ganha espaço na agricultura das Américas


Comemorado nesta semana, o Dia Internacional da Mulher Rural reforça a importância das mulheres na produção de alimentos e na sustentabilidade da agricultura. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 2007, para reconhecer a contribuição das mulheres rurais para a erradicação da fome e da pobreza.

No Brasil, essa presença ganha cada vez mais espaço, com histórias como a da engenheira agrônoma Gessyane Ribeiro, do interior de Goiás, que levará sua experiência à Conferência de Ministros da Agricultura das Américas. O evento acontecerá entre os dias 3 e 5 de novembro, em Brasília.

Do interior goiano ao cenário internacional

Filha de agricultores de Inhumas (GO), Gessyane cresceu entre as lições e os desafios da vida rural. Formada em Engenharia Agronômica, construiu uma trajetória que une o saber tradicional à inovação tecnológica. Hoje, coordena o projeto Energia das Mulheres da Terra, que reúne mais de 40 organizações rurais e incentiva a adoção de soluções sustentáveis — como biodigestores, cisternas, sensores de umidade e bombas solares — para aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais.

Diante disso, o trabalho à frente da iniciativa lhe rendeu o reconhecimento do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que a homenageou como uma das Líderes da Ruralidade das Américas, título concedido a pessoas que promovem transformações no meio rural da região.

Gessyane Ribeiro (à esquerda) é engenheira agrônoma e filha de agricultores de Inhumas (GO)

Presença feminina em pauta

Na conferência de novembro, Gessyane levará a voz das mulheres do campo a um encontro que reunirá ministros de 34 países. O evento discutirá os caminhos da agricultura frente às mudanças climáticas e à busca por segurança alimentar.

“A mulher rural tem papel essencial na adaptação e na inovação dentro das propriedades. Nosso desafio é garantir que ela tenha espaço e reconhecimento para isso”, afirma Gessyane.

Por fim, a valorização do protagonismo feminino no agro ainda enfrenta barreiras, mas exemplos como o dela reforçam a importância da presença das mulheres em todas as etapas da produção: da gestão das propriedades à formulação de políticas públicas.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.