RS: endividamento e perdas agravam crise dos produtores gaúchos



A situação dos produtores rurais do Rio Grande do Sul se agrava a cada novo ciclo agrícola. Apesar das medidas anunciadas pelo governo nos últimos anos, poucos renegociaram suas dívidas e, os agricultores que conseguiram, enfrentam dificuldades, especialmente no cultivo da soja. O acesso ao crédito para a safra 25/26 está limitado, comprometendo o planejamento e a compra de insumos.

Nos últimos cinco anos, os agricultores enfrentaram perdas extremas, com quebras de produção superiores a 40%, enchentes históricas que apodreceram grãos no campo e erosão de solos em diversas regiões, especialmente nas áreas de soja, o que encareceu os arrendamentos. Essas adversidades fizeram o estado cair da vice-liderança na produção de soja para a quarta posição, mesmo com projeções favoráveis de órgãos como Emater e Conab para a recuperação nesta safra.

Plantio liberado no RS, mas há dificuldades

Embora o calendário oficial tenha liberado o plantio da soja desde 1º de outubro, muitos produtores ainda não têm insumos básicos, como sementes, adubos e defensivos. A restrição de crédito e o acúmulo de dívidas dificultam o início efetivo da safra e levam alguns agricultores a reduzir áreas de plantio ou devolver terras arrendadas.

As medidas mais recentes do governo, incluindo a MP 1314, que liberou R$ 12 bilhões para a renegociação de dívidas, ainda não estão acessíveis à maioria dos produtores. Inicialmente, 93 municípios haviam ficado de fora da lista, e somente após novas negociações foram incluídas mais 56 cidades.

Produtores afirmam que a sucessão de calamidades climáticas tornou insustentável a produção no estado e pedem maior flexibilidade das instituições financeiras. Segundo representantes do setor, a manutenção da atividade depende não apenas de crédito, mas também de uma atuação coordenada do governo para permitir que os agricultores superem os desafios impostos pelas perdas e pelo clima adverso.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.