Em setembro, temperatura média do mundo foi a terceira mais quente da história



Dados do relatório do Copernicus mostram que setembro de 2025 registrou a terceira maior temperatura média global da história, com 1,47 ºC acima da média pré-industrial. O aquecimento se concentrou principalmente no Ártico e na Antártica, segundo o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Segundo Müller, mesmo com o fenômeno La Niña em andamento, que costuma resfriar parte da América do Sul, o termômetro global voltou a subir, indicando tendência de aquecimento nos próximos anos.

No Japão, por exemplo, as temperaturas chegaram a 43 ºC no último mês, evidenciando extremos climáticos que podem afetar diretamente a produção agrícola e o bem-estar da população.

Em 2023, o fenômeno contribuiu para quebras de safra de soja no Centro-Oeste brasileiro, enquanto 2024 ficou registrado como o segundo ano mais quente da história, ficando apenas abaixo do recorde anterior.

Aquecimento global

De acordo Müller, parte do Pacífico Equatorial apresenta águas mais frias, mas, ao redor, o oceano continua aquecido, mantendo uma média global elevada que preocupa cientistas, indicando que extremos de calor e irregularidade nas chuvas ainda devem ser enfrentados nos próximos anos.

Para o agro, o cenário exige atenção. O aumento da temperatura e a irregularidade das chuvas podem impactar safras futuras. “O caminho para o futuro é investir em sustentabilidade e tecnologia no campo”, alerta Müller.

O fenômeno reforça a importância de políticas climáticas e ações individuais para conter o aquecimento global, como preconiza o Acordo de Paris.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.