Defensoria leva projeto “TRANSformando Histórias” a 9 cidades do interior de MS


Guilherme Henri

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul ampliou o alcance do projeto “TRANSformando Histórias”, que agora chega a nove cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

Conforme a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudeh), defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque, a iniciativa, que oferece serviço gratuito de retificação de nome e gênero no registro civil, promoverá dignidade, cidadania e acesso a direitos para pessoas trans em diversas regiões do Estado. 

 

“Nesta edição, o mutirão atenderá presencialmente os municípios de Três Lagoas, Coxim, Costa Rica, Dourados, Jardim, Aquidauana, Anastácio, Corumbá e Ladário”, revelou a defensora.

As pessoas interessadas devem preencher o formulário, disponível por meio do QR Code, e enviar a solicitação até o dia 25 de novembro. Após o envio do formulário, a Defensoria Pública entrará em contato com a pessoa interessada para informar detalhadamente sobre os documentos necessários.

Os atendimentos presenciais acontecerão no dia 28 de novembro (sexta-feira), das 13h às 19h, nas sedes da Defensoria Pública de cada município participante. Em Corumbá e Ladário, o evento será realizado das 7h às 12h.

Transformando Historias 2 MosaicoTransformando Historias 2 Mosaico

As duas edições do projeto da Defensoria Pública de MS atenderam 120 pessoas trans, entre junho de 2024 e junho de 2025.

“No dia 28, a Defensoria receberá somente as pessoas que enviaram o formulário para fazer a orientação jurídica final dos pedidos de retificação de nome e gênero diretamente nos cartórios”, pontua a defensora.

Essa é a terceira edição do projeto que anteriormente era realizado apenas em Campo Grande, onde 120 pessoas trans e transexuais tiveram acesso à mudança de nome e gênero, entre junho de 2024 e junho de 2025, a partir do atendimento da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul.

Chegar até o municípios do interior de MS é resultado de uma ampla rede de cooperação entre instituições comprometidas com os direitos humanos e a cidadania.

Além da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, participam da iniciativa: NUDEDH, Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas LGBT+, IBRAT (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades), ARPEN/MS (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Mato Grosso do Sul), ANOREG/MS (Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul), Corregedoria-Geral de Justiça do TJMS, Defensoria Pública da União (DPU), CEERSAD/MS e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).

Transformando MS Arte Final Todos Parceiros 2025 OKTransformando MS Arte Final Todos Parceiros 2025 OK



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.