MUMBAI, 21 de fevereiro (Reuters) – Refinarias indianas cancelaram pedidos de 100.000 toneladas métricas de óleo de palma bruto (CPO) programados para entrega entre março e junho, devido ao aumento nos preços de referência da Malásia e às margens negativas de refino na Índia, disseram quatro fontes comerciais.
Refinarias do maior importador mundial de óleo de palma cancelaram a quantidade dos últimos quatro dias, incluindo 30.000 toneladas na sexta-feira, depois que os futuros do óleo de palma da Malásia subiram mais de 11% em quatro semanas.
Os cancelamentos indianos podem limitar a alta nos preços do óleo de palma da Malásia, embora também possam dar suporte aos preços do óleo de soja, já que algumas refinarias estão migrando para o óleo de soja.
As fontes comerciais falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizadas a falar com a imprensa.
Um comprador indiano, que opera uma refinaria na costa leste e cancelou embarques de óleo de palma para entrega em março, disse que a combinação de margens de refino negativas na Índia e altos preços no exterior significava que fazia sentido garantir lucros vendendo óleo de palma de volta aos fornecedores, em vez de importá-lo.
Compradores asiáticos sensíveis a preço tradicionalmente confiam no óleo de palma devido ao seu baixo custo e tempos de envio rápidos. No entanto, o recente aumento de preço levou o óleo de palma a um prêmio sobre o óleo de soja no mercado global.
Um influxo de óleo de soja na Índia entre fevereiro e março, com preço ligeiramente inferior ao do óleo de palma, levou algumas refinarias a cancelar suas compras de óleo de palma para mudar para óleo de soja, disse Sandeep Bajoria, presidente-executivo do Sunvin Group, uma corretora de óleo vegetal.
Um revendedor de Mumbai com uma empresa de comércio global disse que compradores e vendedores estavam concordando mutuamente em cancelar contratos, com os compradores aceitando um preço ligeiramente menor do que a taxa de mercado atual para cancelamentos.
O óleo de palma bruto (CPO) está sendo oferecido a cerca de US$ 1.210 a tonelada, incluindo custo, seguro e frete (CIF), na Índia para entrega em março, em comparação com cerca de US$ 1.120 a US$ 1.130 no mês passado.
As importações de óleo de palma da Índia, que são principalmente da Indonésia e da Malásia, caíram 45% em janeiro em relação ao mês anterior, para 275.241 toneladas métricas, o menor volume em quase 14 anos , à medida que as refinarias se voltaram para o óleo de soja mais barato. O óleo de soja é importado principalmente da Argentina e do Brasil.
Especulações de mercado de que a Índia aumentará seus impostos de importação de óleo de palma para apoiar produtores locais de oleaginosas também levaram algumas refinarias a cancelar contratos e registrar lucros, disse um corretor de uma casa de comércio global em Nova Déli.
Reportagem de Rajendra Jadhav; edição de Barbara Lewis e Tomasz Janowski