Sanesul lança edital para aquisição de energia no Mercado Livre e avança em eficiência energética


A Sanesul publicou na quinta-feira (13) de novembro, no Diário Oficial, o edital do Pregão Eletrônico nº 048/2025 para aquisição de energia incentivada no Mercado Livre de Energia. O processo visa a compra de aproximadamente 175 mil megawatt-hora (MWh), divididos ao longo de três anos.

Todas as informações sobre a licitação estão disponíveis no site da Sanesul e também na plataforma de Licitações do Banco do Brasil.

A nova contratação integra um conjunto de iniciativas estratégicas da companhia para reduzir custos e aumentar sua eficiência energética. Após o sucesso da Parceria Público-Privada que permitiu a construção de duas usinas fotovoltaicas de grande porte — destinadas a compensar o consumo das unidades em baixa tensão — a Sanesul busca agora o modelo de compra de energia no mercado livre (ambiente de contratação livre) para as suas unidades consumidoras de média e alta tensão.

Diferente da forma de contratação comum denominada de mercado cativo, onde a distribuidora define tarifas e condições, o Mercado Livre permite que grandes consumidores negociem diretamente com geradores ou comercializadoras. Nessa modalidade, a empresa pode definir quantidade, prazo, tipo da fonte de energia e condições de pagamento, garantindo maior competitividade, previsibilidade orçamentária e flexibilidade contratual.

Energia incentivada e compromisso ambiental

A energia objeto da contratação é classificada como incentivada, produzida a partir de fontes renováveis — como solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas. A escolha por esse modelo traz benefícios ambientais expressivos, já que contribui diretamente para a redução das emissões de carbono e estimula o desenvolvimento de novos projetos sustentáveis no país.

Além disso, ao priorizar energia renovável, a Sanesul reforça práticas de ESG, fortalece sua imagem institucional e se alinha às metas globais de sustentabilidade, adotando um modelo de gestão responsável e atento ao impacto ambiental de suas operações.

Redução de custos e eficiência na operação

A energia elétrica representa um dos maiores custos operacionais do setor de saneamento, devido ao funcionamento contínuo dos sistemas de bombeamento de água. Com a entrada no Mercado Livre e a compra planejada de energia incentivada, a Sanesul projeta redução superior a 15% nos gastos com energia, fortalecendo o equilíbrio financeiro da companhia e a sustentabilidade de suas operações.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.