Saúde ampliará ações de conscientização e prevenção a Aids em dezembro


Com o objetivo de ampliar o acesso da população à informação, à prevenção e ao diagnóstico precoce sobre Aids, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Departamento de Vigilância em Saúde e do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, organizará ações estratégicas de mobilização e testagem ao longo do mês de dezembro.

As atividades incluirão a oferta de testes rápidos, orientações sobre os meios de prevenção, distribuição dos novos preservativos fornecidos pelo Ministério da Saúde (modelo sensi, mais fino, e modelo tex, texturizado), esclarecimentos sobre o funcionamento do SAE/CTA e ações de integração entre os serviços especializados e a Atenção Primária à Saúde (APS).

As unidades de saúde CSU, Izidro Pedroso, Parque das Nações II, Seleta e Ouro Verde desenvolverão atividades em parceria com o SAE/CTA em dias específicos, com apoio técnico para a realização de testagens, emissão de laudos, registro de atendimentos e orientações sobre as demandas atendidas pelo serviço de referência.

Na primeira semana do mês, a unidade CSU iniciará as ações, já na segunda-feira, dia 1º, com a presença da equipe especializada durante todo o funcionamento do serviço. No dia seguinte (2), a UBS Izidro Pedroso contará com acompanhamento no período matutino; no dia 3, o Parque das Nações II receberá suporte do SAE/CTA na realização da testagem matutina, enquanto que, no dia 4, no período da manhã, a UBS Seleta ofertará testes rápidos com apoio da equipe especializada. Encerrando as atividades em conjunto com a APS, no dia 5, a unidade do Ouro Verde realizará testagem de rastreamento durante todo o dia, também com suporte direto do SAE/CTA.

Além disso, estão previstas ações intersetoriais e de educação em saúde voltadas a públicos específicos. No dia 16, o Patronato Penitenciário de Dourados receberá um profissional do SAE/CTA para uma palestra sobre IST, abordando formas de transmissão, prevenção, tratamento e a apresentação das funções desempenhadas pelo serviço especializado de referência.

No dia 17, serão ofertados cinquenta testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C aos usuários da Casai (Casa de Apoio à Saúde Indígena), no período da manhã, conduzidos pela equipe especializada, a fim de fortalecer o acesso ao diagnóstico para essa população.

De acordo com Aurenita Barbosa, gerente do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, as ações propostas encontram-se alinhadas às diretrizes nacionais e municipais de enfrentamento às IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais e integram as metas previstas no Plano de Ações e Metas (PAM) 2025. “Entre os propósitos centrais, destacam-se a ampliação do acesso à testagem, o incentivo à prevenção segura, a promoção do diagnóstico precoce, o fortalecimento do vínculo com os serviços de saúde e a redução do estigma que ainda impacta a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV”, salienta.

Dezembro Vermelho

O Dia Mundial de Combate à AIDS, 1º de dezembro, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1988. A campanha tem como finalidade sensibilizar a população sobre o HIV/AIDS, promover o enfrentamento ao estigma e à discriminação e reforçar a importância da prevenção e do cuidado contínuo.

O Dezembro Vermelho integra o calendário nacional de campanhas de saúde e destaca a relevância da prevenção combinada, que inclui o uso de preservativos, a testagem rápida, a oferta de Profilaxia Pré e Pós-Exposição (PrEP e PEP), o tratamento como prevenção, com a premissa de que indivíduos com carga viral indetectável não transmitem o HIV. Além de ações educativas e do fortalecimento do acesso aos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essas estratégias são essenciais para a redução da transmissão do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), sobretudo diante do persistente desafio representado pelo diagnóstico tardio, que ainda impacta significativamente o controle da epidemia”, reforça a gerente do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.