Três toneladas de carne de galinha-d’angola são apreendidas em abatedouro clandestino


A Operação Tô Fraco, em referência ao som produzido por galinhas-d’angola, foi deflagrada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última terça-feira (2).

Os fiscais localizaram um abatedouro clandestino da espécie em Apuiarés, no Ceará. O local fornecia carne para estabelecimentos de Fortaleza e até para outros estados.

Condições insalubres

abatedouro clandestino de galinhas-d'angola no Cearáabatedouro clandestino de galinhas-d'angola no Ceará
Foto: Divulgação

De acordo com os agentes, as aves eram abatidas em condições que desrespeitavam as exigências de bem-estar animal previstas na legislação e em ambiente higiênico-sanitário inadequado. Tais condições favorecem a contaminação e a disseminação de agentes causadores de toxinfecções e outras doenças transmitidas por alimentos.

Ao todo, mais de três toneladas de carne produzida no local foram apreendidas e inutilizadas. Os fiscais também identificaram o uso de corante artificial para alterar a coloração dos cortes e simular maior concentração de carotenoides, prática que induz o consumidor ao erro e mascara a real qualidade do produto.

Em Fortaleza, três estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, e todos apresentavam produtos oriundos do abatedouro clandestino.

O Mapa reforça que carnes produzidas de forma clandestina representam sério risco à saúde pública. “Além de facilitarem a transmissão de patógenos, podem causar toxinfecções graves e até fatais. A pasta seguirá intensificando as ações de fiscalização para coibir práticas irregulares e proteger a população”, diz o Ministério, em nota.

A ação contou com a participação da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE).



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.