Spotify repassou US$ 10 bilhões à indústria da música no ano passado


A plataforma de streaming Spotify repassou US$ 10 bilhões (cerca de R$ 59,3 bilhões, na cotação atual) à indústria da música no ano passado, um aumento de US$ 1 bilhão (R$ 5,9 bilhões) comparado ao valor de 2023.

Segundo o serviço, desde que ele foi fundado, em 2006, já movimentou quase US$ 60 bilhões (R$ 355,6 bilhões). No ano passado, mais de 600 milhões de pessoas utilizavam o Spotify.

Em 2023, a empresa informou que cerca de 70% de seu lucro –proveniente de assinaturas e propagandas– é distribuído aos detentores dos direitos autorais das canções, como uma gravadora ou selo musical, que então distribuem uma porcentagem aos músicos e artistas.

“Em 2014, a indústria musical atingiu uma baixa quando as receitas globais de música gravada chegaram a US$ 13 bilhões. A contribuição anual do Spotify na época era cerca de US$ 1 bilhão, com aproximadamente 15 milhões de assinantes pagantes. Em 2024, o Spotify sozinho pagou um recorde de US$ 10 bilhões para a indústria da música —totalizando quase US$ 60 bilhões desde a nossa fundação”, afirmou, em comunicado, o executivo David Kaefer.

A empresa informou que mais detalhes sobre estes números serão divulgados no relatório Loud & Clear, que deve ser publicado nas próximas semanas.



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